domingo, 15 de agosto de 2010

Serra: saneamento se vê na rua, não na propaganda

Na presidência, Serra vai implantar amplo programa de saneamento e urbanização das comunidades carentes, em parceria com estados e municípios.

"Obra de saneamento você vê aqui, na rua. O governo faz uma propaganda imensa, mas a gente não vê nada acontecer na realidade”, acusou o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, em sua visita, ontem, ao município de Nova Iguaçu/RJ. Acompanhado do candidato a vice, Índio da Costa, Serra visitou moradores do bairro de Comendador Soares e participou de um churrasco na laje da moradora Sueli Andrade. Aos jornalistas, disse que a falta de condições mínimas de saneamento é um grave problema nas cidades brasileiras. Lá, como em muitos outros lugares, se vê esgoto a céu aberto, rua sem calçamento... "Nós temos de transformar essas comunidades em bairros com rede de esgoto, escolas. É preciso menos propaganda e tirar mais coisas do papel”, comentou.

Em sua gestão no estado de São Paulo, Serra implantou um dos maiores programas de saneamento do Brasil, o Vida Nova, que vai expandir para todo o país quando eleito. O programa prevê a mobilização de estados e municípios para urbanização de favelas, expansão da infra-estrutura urbana para as comunidades de baixa renda, construção de conjuntos habitacionais de qualidade, implantação e melhoria de sistemas de esgotos sanitários e de abastecimento de água, além da implantação de parques e áreas de lazer.

Além da expansão do saneamento, Serra reafirmou sua intenção de melhorar os serviços de Saúde que atendem as comunidades carentes, com a abertura de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) em todo o país, bem como a criação de Escolas Técnicas voltadas para a formação de profissionais da saúde.

Nenhum comentário: