quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Serra: PT faz a 'mais pura' espionagem

DEU EM O GLOBO

Candidato tucano afirma que vazamento é uma "afronta à Constituição", e oposição cobra explicações de Dilma

Cristiane Jungblut, Gerson Camarotti e Paulo Francisco*

BRASÍLIA, SÃO PAULO e NATAL. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse ontem em Natal que a quebra de sigilo fiscal de mais três pessoas ligadas a ele já era previsível, uma vez que o "PT faz espionagem e outras coisas gravíssimas":

- Isso é uma afronta à nossa Constituição: quebrar sigilo das pessoas ilegalmente.

Para Serra, a quebra de sigilo fiscal do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e o acesso a dados fiscais do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, de Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do Banco do Brasil, e de Gregório Marin Preciado é "pura espionagem", com o objetivo de tentar encontrar "armas eleitoras" contra ele:

- Não é a primeira vez, isso vem de muitos anos, de muitas coisas. Lembram o dossiê dos aloprados, do qual fui vítima - disse o candidato, quando fazia uma caminhada ontem no bairro do Alecrim, ao lado da candidata do DEM ao governo do estado, senadora Rosalba Ciarline, e do candidato ao Senado José Agripino Maia, que tenta a reeleição.

O tucano elogiou a atuação dos jornais nesse episódio, ressaltando a importância da imprensa no Brasil:

- É a imprensa que mostra as coisas e denuncia. Não é por menos que eles (o PT) vivem querendo coagir a liberdade de imprensa no Brasil.

Outros dirigentes tucanos também atribuíram ao PT e à sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff, a responsabilidade pelo vazamento dos dados fiscais. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), cobrou explicações de Dilma sobre o fato.

- Não pode haver nada mais grave. Se nem a Receita Federal está protegida da tropa de choque do PT, imagine a sociedade. Vamos ver se ainda há determinação democrática para punir os responsáveis. Não venham com desculpas esfarrapadas. A ministra Dilma Rousseff tem que dar uma satisfação. Até porque ela é a candidata dessa turma que praticou o ato ilegal da quebra de sigilo. Mais do que ninguém, Dilma deve esclarecer tudo isso - disse Guerra.

"Eduardo Jorge não vai sossegar até descobrir"

Indagado se Dilma teria envolvimento com os vazamentos, Guerra, pouco antes de embarcar de São Paulo para Recife, foi enfático:

- Evidentemente, não foram nossos aliados que fizeram isso - afirmou. - O Eduardo Jorge não vai sossegar enquanto não descobrir quem foi (que vazou). Ele vai saber quem é, e nós vamos colocar na cadeia

Na mesma linha, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virílio (AM), disse que as informações são muito graves.

- Uma coisa é a Justiça suspeitar de alguma coisa. Outra coisa é alguém, que é dono da máquina, vasculhar A, B ou C. É um choque à ordem jurídica do país - disse Virgílio.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que há uma "banalização do crime" de elaborar dossiês. O tucano é autor do requerimento aprovado no último dia 11, na Constituição e Justiça do Senado (CCJ), para que o corregedor-geral da Receita Federal, Antonio Carlos Costa D"Ávila Carvalho, compareça à comissão na próxima terça-feira. Carvalho foi convidado a dar explicações sobre as declarações da servidora da Receita Federal Antônia Aparecida Rodrigues Santos Neves, de que sua senha foi usada indevidamente para acessar dados fiscais de Eduardo Jorge.

- Diante dos novos fatos, cresce em importância o depoimento do corregedor na terça-feira. O que fica provado é que havia nisso um interesse eleitoral. Em CPIs, eles também quiseram intimidar a oposição. Agora, são pessoas que tiveram vínculos com o governo do PSDB e foram escolhidas como forma de intimidar a oposição, de vasculhar informações. É uma banalização do crime, uma ameaça ao estado de direito - disse Dias.

Servidora suspeita recusou convite da CCJ do Senado

A servidora da Receita, que teve sua senha usada para investigar Eduardo Jorge, também foi chamada pela CCJ, mas, em carta, recusou o convite. Na carta, ela negou envolvimento no episódio e reiterou que não acessou os dados e que sua senha foi usada indevidamente.

Presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), lembrou que foi feito só um convite ao corregedor e que, em época eleitoral, é difícil prosseguir nas investigações. Para ele, o ideal seria uma CPI. Demóstenes ironizou a nova denúncia, afirmando que é essa uma prática antiga.

- É um negócio que está no sangue mesmo. É algo muito preocupante. E não é qualquer um, é gente que tem poder - disse Demóstenes.

* Especial para O GLOBO
COLABOROU Flávio Freire

Nenhum comentário: