sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Serra promete 400 km de novas linhas de metrô

DEU EM O GLOBO

Tucano estima gastar até R$ 45 bilhões com obras. No Rio, noite termina em bar na Lagoa

Flávio Freire

SÃO PAULO. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu ontem que criará, se eleito, 400 quilômetros de novas linhas de metrô em pelo menos nove capitais. Serra percorreu estações de uma linha de trem que liga bairros da periferia de São Paulo a Osasco. Sem dar detalhes técnicos, o tucano estimou investimentos de até R$ 45 bilhões para as obras.

Serra argumentou que os investimentos poderão ser feitos com recursos dos governos federal, estadual e municipal, financiamentos interno e externo e parcerias com a iniciativa privada, a partir de PPPs (Parceria Público-Privadas): Vamos criar 400 quilômetros de metrô. Em Fortaleza está parado desde os anos 90. Recife não dá conta dos passageiros que tem. Salvador, desde os anos 90, não anda um quilômetro.

O Rio tem pouco para o que necessita, principalmente para a Copa. Curitiba não tem. Goiânia não tem. Em São Paulo, o metrô foi estendido, mas só com o esforço do governo estadual.

Ele classificou de ajustes naturais os problemas que enfrentou para implementar linhas de metrô e trem em SP. O projeto Expansão SP, uma de suas bandeiras, previa, entre 2007 e 2010, 240 km de rede sobre trilhos. Segundo o governo, 18 km foram entregues nos últimos três anos.

Há promessa de entregar 160 km de malha ferroviária e 78 km de metrô até o fim do ano.

Após a entrevista no JN, Serra se reuniu em um bar na Lagoa com a cúpula tucana fluminense e o candidato a vice na sua chapa, Indio da Costa. Serra comeu pizza e bebeu um chope com os aliados. Antes, Serra esteve em um evento com cerca de 150 jovens em um clube na Lagoa. Foi recebido aos gritos de Sou Serra, numa alusão à rede social de mesmo nome, lançada na ocasião.

Nenhum comentário: