sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O primeiro debate

DEU EM O GLOBO

José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva conversam no estúdio da TV Bandeirantes antes do debate: os coordenadores de campanha dos três candidatos apostaram num confronto sem ataques pessoais. O debate teve audiência baixa, com apenas três pontos no Ibope, em média.

Embate sobre heranças

No primeiro debate, Dilma ataca o governo FH, enquanto Serra mira na petista

Polarizado entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), o primeiro debate entre os presidenciáveis, ontem à noite, na TV Bandeirantes, foi dominado pelo embate em torno dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Seguindo a estratégia de sua campanha, Dilma preferiu atacar Fernando Henrique para tentar atingir Serra, enquanto o tucano partiu para o confronto direto com a petista. Marina Silva, do PV, a terceira colocada nas pesquisa, não atacou ninguém, enquanto Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) criticou tudo e todos, especialmente Dilma e o governo Lula.

No último bloco, ao fazer as considerações finais, Serra e Dilma se emocionaram.

Os problemas de infraestrutura foram motivo de divergência entre Serra e Dilma logo no primeiro bloco.

Ao responder a uma pergunta da petista sobre a criação de 14 milhões de empregos com carteira assinada pelo atual governo, numa comparação com a gestão de Fernando Henrique, Serra disse que não se deveria ficar olhando pelo retrovisor e criticou a situação de portos, aeroportos e estradas do país. Dilma, aliás, citou primeiro FH do que Lula, só falando o nome de seu principal cabo eleitoral no terceiro bloco, depois de mais de uma hora de debate.

Temos de falar do futuro. (Sobre) Como vamos consertar os aeroportos.

Poderia dar muitos outros exemplos, como o caso das estradas que estão em péssimas condições disse Serra, que voltou à carga ao fim do primeiro bloco: Só sugiro, Dilma, que você vá a Salvador e veja o que é um porto congestionado.

Esse avanço é muito difícil de se constatar. Acredito que nem a sua segurança a aconselharia a viajar por algumas estradas do país. Andar em estradas federais no Brasil é um perigo público.

Dilma, que mostrou nervosismo no começo e chegou a cometer gafes, como dizer que o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) era para transportar crianças, contestou os problemas de infraestrutura citados por Serra. Ao comparar as administrações de FH e Lula, Dilma destacou os programas do atual governo.

Acho confortável esquecer o passado. Não acho prudente. Nós chegamos a 14 milhões de empregos com carteira assinada. Tiramos 24 milhões de pessoas da pobreza.

Só fizemos isso por conta de programas sociais como o Bolsa Família. Portos tiveram grande investimento, temos as estradas duplicadas, investimentos em saneamento afirmou a candidata.

Em pergunta para Serra, Marina criticou as divergências entre os partidos de seus adversários e procurou se apresentar como uma candidata da conciliação.

Nos últimos 16 anos, tivemos oportunidade de ver dois grandes partidos que não foram capazes de fazer aquilo que tenho proposto.

Um realinhamento histórico. Ser capaz de esquecer as divergências da oposição pela oposição.

Serra rebateu a crítica: Marina, você era senadora, eu era ministro da saúde. E toquei uma emenda, que não era de minha autoria, mas tornamos ela viável, foi o que salvou a saúde. Ficou faltando uma lei que o governo devia ter mandado para o Congresso até 2004.

Quero lembrar que no caso dessa emenda todos os partidos aprovaram.

Estou muito na sua linha.

Em relação à primeira pergunta feita pelo mediador, Ricardo Boechat, os três candidatos mostraram opiniões parecidas. Eles deveriam dizer o que pretendem priorizar entre educação, saúde e segurança. Dilma, Serra, Marina e Plínio disseram que não há como não priorizar os três setores.

Serra citou suas propostas: São como três órgãos do corpo humano, ou seja: os 3 são indispensáveis, fudamentais. Saúde e segurança têm a ver com a vida, enquanto educação tem a ver com futuro. São três grandes prioridades.

O combate ao crime não pode ser só estadual, o governo federal tem de ser envolver mais do que tem se envolvido e para isso vou criar o Ministério da Segurança; na saúde, vamos encurtar o tempo de espera em consultas, fazendo mais de 150 centros de especialização.

Dilma também citou propostas para os três setores.

O governo tem de atender simultaneamente e priorizar todos os temas. São três pilares da política pública.

Vou tratar da questão da educação dando prioridade à qualidade do ensino, pagar bem ao professor, ampliar, como fizemos no nosso governo, as universidades. Ao mesmo tempo, a questão da saúde é fundamental.

Seria a presidente que vai completar o SUS afirmou Dilma, que prometeu ainda levar ao restante do país a experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) implantada em favelas do Rio de Janeiro.

Marina faz críticas à gestão da saúde

Marina Silva também disse que os três temas têm de ser atacados simultaneamente e aproveitou para enfatizar as deficiências na área de saúde: Educação é a base de tudo, porque sem ela a pessoa tem menos segurança, menos saúde. Eu vou escolher a saúde para ser uma das primeiras.

Milhões de brasileiros estão nas filas, esperando para marcar exames.

Eu sei o que é um péssimo atendimento de saúde, porque já experimentei isso no Acre com a saúde pública.

Vou mobilizar o Congresso, prefeitos e governadores para regulamentar a emenda 29 que até hoje não foi regulamentada.

Plínio, em sua primeira participação, acusou a mídia de esquecer uma candidatura. E, ao responder à pergunta sobre o que pretendia priorizar, entre os temas saúde, educação e segurança, ele se apresentou como o candidato que lutará contra a desigualdade: Queremos propor outra alternativa, de um modelo de desigualdade para um modelo de igualdade.

O que vem primeiro? os três. Tudo isso é fundamental. Nos três problemas, há uma questão de desigualdade social, que temos de enfrentar com coragem e firmeza.


Nenhum comentário: