quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O cidadão e o jornalismo

Graziela Melo

Em inteligente comentário no Estadão de hoje, Carlos Alberto Di Franco, defendendo a prática do jornalismo em benefício da cidadania, toca em pontos cruciais que desmascaram a "cara de pau", a ignorância primária da candidata do Lula, além de alguma graciosa ironia.

Tudo, a partir do rebouliço causado na mídia pelo vídeo do estudante Leandro dos Santos, que "pilhou" Cabral e Lula com suas verdadeiras caras. Sem a maquiagem da propaganda eleitoral.
Além da excelente ideia sobre a prática do jornalismo, Di Franco põe o dedo em algumas feridas: "Sou contra a censura". Beleza. Então, como explicar sua assinatura no 3 Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3)?

Como explicar as sucessivas maquiagens nos seus planos de governo? "Sou contra qualquer ditadura". Ótimo. Mas como explicar as declarações de apoio de Hugo Chaves à "amiga Dilma"? E José Serra, é a favor ou contra a independência do Banco Central?

Nosso papel, embora com civilidade e respeito, não é registrar, mas questionar. Willian Bonner, âncora do Jornal Nacional, fez a sua parte com notável profissionalismo. O PT errou quando insultava Sarney, Collor e Renan Calheiros ou errou depois ao se aliar a eles? "Antes o PT não tinha experiência, amadureceu no governo" respondeu Dilma".

Bem, respostas manhosas, mentirosas, são, em seguida, contrapostas, contraditas pelos fatos. Estes, sim, reais e verdadeiros como no preocupante caso da assinatura do Decreto dos Direitos Humanos, que violenta a Constituição de 88.

Bem, fico angustiada, apreensiva e preocupada!

Nenhum comentário: