sábado, 14 de agosto de 2010

Minha Casa: menos de 1% da meta

DEU EM O GLOBO

Em mais de um ano, programa entregou 3,5 mil dos 400 mil imóveis previstos para baixa renda; Dilma minimiza atraso

Geralda Doca e João Guedes*

BRASÍLIA e PORTO ALEGRE. Em mais de um ano de funcionamento, o programa Minha Casa, Minha Vida uma das principais bandeiras da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff beneficiou apenas 3.588 famílias com renda de até três salários mínimos, segmento que responde por mais de 90% do déficit habitacional brasileiro. O desempenho representa, segundo dados divulgados ontem pela Caixa Econômica Federal, 0,9% da meta de 400 mil casas para esse segmento da população.

O banco informou, porém, que 93% da meta de casas para a baixa renda já foram contratados.

E que estão sendo construídas 114.228 unidades, que deverão ficar prontas até o fim deste ano. No Rio, foram entregues 1.164, e outras 5.595 estão em fase de execução. A meta no estado é de 74.657 unidades.

O programa prevê, entre construção e financiamentos, um milhão de moradias no país.

Segundo a Caixa, este mês, o número de contratações vai bater a marca de 600 mil, a maior parte destinada a famílias com renda entre três e dez salários.

Em nota, a Caixa informou que demora entre 12 e 24 meses para que as casas sejam entregues aos beneficiados da baixa renda, em função da quantidade de unidades, da especificação dos imóveis e das condições climáticas, dentre outros fatores.

Reportagem publicada pelo GLOBO em abril revelou que o valor de venda do imóvel para famílias de até três salários é um entrave. De acordo com normas do Ministério das Cidades, o preço é de R$ 51 mil por apartamento e de R$ 47 mil por casa para a Região Metropolitana do Rio.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio (Sinduscon-RJ), Roberto Kauffmann, a construtora não consegue comprar o terreno, construir o imóvel, com o mínimo de infraestrutura, e vendê-lo pelos valores fixados.

Só em caso de terra doada: É sucesso absoluto, mas só entre três e dez salários.

Petista diz que Caixa está dando show Ontem, em Porto Alegre, Dilma minimizou os atrasos no Minha Casa, Minha Vida. Ela lembrou que o programa foi lançado em março de 2009, e que a média do ciclo de construção de uma unidade seria de 1 ano e 8 meses.

Dilma disse que a Caixa está dando show com o patamar de 500 mil unidades contratadas e estimou que o programa se aproxime de 1 milhão de contratos até o fim do ano. Ela criticou o fato de a Caixa ter dificultado acesso a dados, segundo reportagem da Folha de S.Paulo: Se não mostrou, está errado.

Tinha de mostrar. A Caixa tem um dos melhores desempenhos dos últimos anos em matéria de habitação.

Em discurso para uma plateia de prefeitos gaúchos de dez partidos, Dilma voltou a criticar José Serra, o candidato tucano.

Além de críticas ao sistema de pedágios em São Paulo, classificou como uma vergonha o fato do o estado mais rico pagar um dos menores salários para delegado de polícia no país: Não comparo com o delegado da Polícia Federal, mas comparo com o Piauí.

(*) Especial para O Globo

Nenhum comentário: