quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Lula reclama de como Dilma foi tratada no "JN" e critica tucanos

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Presidente diz que esperava mais gentileza com petista em entrevista

Ana Flor
Enviada especial a Belo Horizonte

Em comício ontem em Belo Horizonte ao lado de sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff (PT), o presidente Lula fez críticas à oposição, reclamou do tratamento dado à petista em entrevista no Jornal Nacional e afirmou que o Brasil precisa de uma "mãe" que "cuide" do país.

O presidente fez ataques diretos ao candidato tucano José Serra pelas críticas à saúde.

"Tinha que lembrar ele que foi o partido dele que tirou R$ 40 bilhões da saúde ao ano [...] para depois na campanha vir dizer "a saúde não tá boa, a saúde não tá boa"", disse Lula, citando debate na semana passada.

Criticou ainda o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) pela mesma razão.No início do discurso, Lula deu uma rosa para Dilma e disse que era pela "calma e tranquilidade que teve quando foi entrevistada pelo "Jornal Nacional"".

Sem citar William Bonner, apresentador do "JN", ele disse ter esperado que, "pelo fato de ser mulher e ser candidata, que o entrevistador tivesse um pouco mais de gentileza" com Dilma.

Durante o dia os petistas evitaram criticar a entrevista, considerada "dura".

Antes de Lula encerrar o ato político com seu discurso, Dilma falou sobre suas origens mineiras e comparou-se a dois outros mineiros eleitos presidentes: Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. "Eu aprendi com a tradição política dos mineiros."

Afirmou ainda que o Brasil tem que decidir qual projeto quer para o futuro, com a cabeça erguida ou aquele país que estava de joelhos".

Para comparar Dilma a uma "mãe", Lula disse que os homens têm de aprender a votar em mulheres. "O maior legado que posso deixar é não ter tido medo de indicar uma mulher para governar este país. A palavra correta é cuidar, não governar."

Lula foi ao evento após participar de agenda como presidente em Divinópolis.
COMENTÁRIO:
Lula mentiu. É muito cininismo. A oposição não tem maioria no Congresso Nacional.A maioria - base do Lula - é formada pelo PT/PTB/PP/PMDB/PSB/PDT, etc.

Nenhum comentário: