domingo, 22 de agosto de 2010

Ipea repete Petrobras e vaza perguntas

DEU EM O GLOBO

Instituto divulgou em site questionamentos do GLOBO e respostas antes da publicação da reportagem

BRASÍLIA. O Ipea lançou mão, na noite de sextafeira, do mesmo recurso utilizado pela Petrobras, no auge das discussões sobre a instalação de uma CPI para apurar suspeitas de má gestão e favorecimento político em contratos da estatal, no ano passado: divulgou no site do órgão as perguntas encaminhadas pelo GLOBO para a reportagem sobre os rumos de sua gestão que só seria publicada hoje no jornal.

No fim da tarde de quinta-feira, depois de checar todos os dados de sua apuração, a repórter entrou em contato, por telefone, com o Ipea. Comunicou à assessoria de imprensa que estava fazendo reportagem com base em dados do Portal da Transparência e que gostaria de encaminhar pedido de esclarecimento sobre várias questões.

Ainda na noite de quinta-feira, como combinado, a repórter mandou um e-mail para a assessoria com as perguntas. Ao longo da sexta, ela cobrou várias vezes a resposta, em novos contatos telefônicos, para que o jornal publicasse o outro lado, como determina a prática jornalística.

Na noite de sexta-feira, por volta das 21h05m, para surpresa da repórter, ela foi avisada por um assessor, desta vez por e-mail, que as respostas estavam no site oficial do órgão. Lá, com o título Ipea responde à sociedade, estavam publicadas as perguntas do GLOBO, antes mesmo da publicação da matéria, e as respostas.

Nas respostas ao GLOBO, tornadas públicas na sexta-feira, o Ipea justifica o aumento de gastos com viagens, diárias e passagens na atual gestão pelo incremento das atividades e de seus focos de análise, instituídos pelo planejamento estratégico iniciado em 2008, que estabeleceu sete eixos voltados para a construção de uma agenda de desenvolvimento para o país.

Refere-se à lei de julho de 2008 que criou a Secretaria de Assuntos Estratégicos então sob o comando do professor Mangabeira Unger , à qual o Ipea passou a ser subordinado.

Para atender a esses objetivos, diz a assessoria, foram incorporados 117 servidores concursados. Além disso, o Ipea passou a realizar outras atividades, como cursos de formação em regiões anteriormente pouco assistidas do ponto de vista técnico-científico.

Perguntado sobre o motivo de pelo menos 15 viagens de diretores para Caracas e Cuba em 2009 e 2010, o Ipea diz que elas estão relacionadas à consolidação de acordos. Ressalta que elas não ocorrem apenas para esses países, mas também para instituições dos países desenvolvidos e das Nações Unidas, como os Estados Unidos e França, que, até o momento, nunca foram objeto de questionamentos ou justificativas.

Quanto ao aumento de gastos com bolsistas, o Ipea justifica que aprimorou e ampliou seu programa de bolsas, e destacou o ProRedes, que organizou 11 redes de pesquisa entre 35 instituições em todo o Brasil.

O aumento nos gastos com comunicação social se deu, segundo o Ipea, em função do crescimento da produção, além do cumprimento de um dos termos de sua missão: disseminar conhecimento.

Nenhum comentário: