domingo, 22 de agosto de 2010

A invasão do Hotel Intercontinental ganhou destaque na imprensa internacional

DEU EM O GLOBO

RIO - A invasão do Hotel Intercontinental ganhou destaque na imprensa internacional. Os sites do jornal francês "Le Point" e da TV francesa TV5Monde afirmaram que o episódio "mancha mais uma vez a imagem da cidade escolhida para abrigar as Olimpíadas de 2016". Nas reportagens, eles informam que o tiroteio ocorreu dentro de um hotel de luxo, que tinha 300 turistas estrangeiros entre os 1.500 hóspedes.

Ambos os sites destacaram ainda que o "incidente trouxe o pânico ao bairro" e publicaram dados sobre a violência no Rio: "O Estado é um dos mais violentos do Brasil, país que registra a cada ano mais de 40 mil assassinatos, gerando uma taxa anual de 23,8 homicídios a cada 100 mil habitantes".

O tiroteio também teve espaço do jornal americano "The New York Times" ressaltou que o "hotel estava lotado de turistas para a maratona do Rio, no domingo". Ainda segundo o site, todos os reféns foram libertados e a policia conseguiu capturar a maioria dos suspeitos."

O site do jornal "Chicago Tribune", cidade americana que perdeu para o Brasil o direito de sediar as Olimpíadas de 2016, informou que o hotel se "transformou numa zona de guerra, onde dez suspeitos, com armas de grosso calibre e granadas, trocaram tiros com a polícia e mataram uma mulher". Ao informar sobre a invasão, o "Chicago Tribune" destacou o fato de o bando ter feito reféns dentro do hotel de luxo, onde havia turistas estrangeiros.

As páginas da CNN e BBC na internet chamaram atenção para a morte de uma pessoa no tiroteio. A CNN acrescentou que a vítima estava envolvida com tráfico.

No jornal "Washington Post", o destaque foi para a ação dos "homens armados que se envolveram num tiroteio com a polícia e colocaram 30 pessoas como reféns num hotel de luxo com turistas estrangeiros". Ainda de acordo com o periódico, "em algumas horas as vítimas foram libertadas e os criminosos, presos pela polícia."

A versão online do "Jornal de Notícias", de Portugal, fez a seguinte manchete: "Líder do tráfico na Rocinha esteve no sequestro ao Hotel Intercontinental" e afirmou que entre os dez presos estava o "número dois do tráfico de drogas na favela". A matéria também destacou que entre os reféns estavam 50 portugueses, que permaneceram presos durante três horas.

O também português "Diário de Notícias" preferiu ressaltar a ação dos agentes de segurança: "Polícia liberta 30 pessoas feitas reféns num hotel". O jornal chamou a atenção para a continuidade da operação policial mesmo após a libertação das vítimas, com a "incursão de agentes na Rocinha para encontrar os fugitivos."

O incidente repercutiu na primeira página do site do "El Universal", da Venezuela: "A violência voltou a se apoderar do Rio, quando delinquentes fortemente armados tomaram 35 reféns em um hotel".

Segundo o periódico espanhol "El Pais", da Espanha. "O Rio de Janeiro viveu no sábado horas de tensão, pois dez narcotraficantes invadiram o Hotel Intercontinental".

Nenhum comentário: