segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Gabeira anuncia secretaria para portadores de deficiências

DEU EM O GLOBO

Dandara Tinoco

Candidato ao governo do Rio pelo PV, o deputado Fernando Gabeira afirmou ontem que, caso seja eleito, pretende criar uma secretaria especial voltada aos portadores de deficiências mentais e físicas. Em visita ao Zoológico do Rio e à Quinta da Boa Vista, Gabeira foi abordado por pais de crianças portadoras de necessidades especiais.

- Eles reclamaram muito da dificuldade para o tratamento dessas crianças na rede pública - disse, acrescentando que fará um encontro na Lagoa, ainda sem data marcada, para discutir políticas públicas para deficientes.

No passeio, Gabeira criticou ainda o fato de o governador Sérgio Cabral, candidato à reeleição pelo PMDB, não ter criado uma secretaria de defesa da mulher:

- O Cabral prometeu e não cumpriu a criação da secretaria. O governo não tem sensibilidade para a violência contra a mulher.

Sobre as mudanças no Código Florestal, que, se aprovadas, levarão ao desmatamento de 88% da Área de Preservação de Mata Atlântica no Rio, disse que a Câmara dos Deputados está preparada para enfrentar a questão.

No Zoo, o deputado cumprimentou visitantes e vendedores, parando para observar alguns animais. Perguntado sobre por que não foi à gaiola dos tucanos, Gabeira - que divide o apoio aos candidatos do PV, Marina da Silva; e do PSDB, José Serra - respondeu com humor:

- Não visitei tucanos, porque não sabia exatamente onde estão. Visitei os leões, os macacos. Alguns bichos estavam mais... acessíveis.

Nenhum comentário: