terça-feira, 10 de agosto de 2010

Freire defende mobilização de trabalhadores para passar fundos de pensão a limpo

DEU NO PORTAL DO PPS

Diógenes Botelho

Freire teme pela segurança de advogado que denunciou esquema do PT na Previ.

Para presidente do PPS, aparelhamento político dos fundos de pensão de bancos oficiais e empresas estatais por parte do governo Lula coloca em risco o patrimônio de milhões de famílias de trabalhadores brasileiros. Freire também teme pela segurança do advogado Gerardo Xavier Santiago, ex-gerente executivo da Previ, que denunciou que o PT usou a estrutura do fundo para montar dossiês contra a oposição e abastecer seu caixa de campanha

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, defendeu nesta segunda-feira (09/08) uma grande mobilização dos trabalhadores para "tirar a limpo" a série de denúncias que envolvem o desvio de recursos e o aparelhamento político dos fundos de pensão de bancos oficiais e empresas estatais. Para ele, o governo Lula está usando essas instituições para fins espúrios e ilícitos.

A última denúncia envolvendo os fundos de pensão veio à tona no último final de semana, quando a revista Veja divulgou reportagem em que o advogado Gerardo Xavier Santiago, ex-gerente executivo da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil), denuncia que o PT usou a estrutura do fundo para montar dossiês contra a oposição na época do escândalo do mensalão. Segundo a revista, a Previ também teria sido usada para abastecer o caixa de campanha do PT e de aliados.

"Onde anda o Ministério Público? Esse crime (denunciado pelo ex-diretor da Previ) ainda não prescreveu. Todos os trabalhadores dessas empresas estatais deveriam se mobilizar e, ao invés de ficar pedindo CPI, devem cobrar esclarecimentos das instituições e uma atuação firme do Ministério Público", sugere o presidente do PPS.

Freire ressalta ainda que a má gestão dos fundos coloca em risco o futuro das famílias dos trabalhadores. "Esses fundos não podem ser enxovalhados como estão sendo. Isso é um patrimônio da família dos trabalhadores e não pode ficar sendo usado pelo governo, ou por um partido, para fins espúrios e ilícitos. Um governo irresponsável utiliza um patrimônio, que é dos trabalhadores, para fazer o quê? Para praticar crime, elaborar dossiês? Isso é muito grave!", afirma Freire.

O presidente do PPS lembra que os fundos de pensão estão no centro de grande parte dos últimos grandes escândalos da República. Foi assim no mensalão, na denúncia de desvio de dinheiro de Furnas e na obscura fusão entre as empresas de telefonia Oi e a Brasil Telecom. No Congresso Nacional, foram inúmeras as tentativas de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigá-los. Até hoje nenhuma iniciativa foi para frente. "Não adianta esperar que esse Congresso vá fazer alguma coisa. E por que? Porque o governo Lula o mantém sob controle, não vai permitir nenhuma investigação".

Arquivo vivo

O presidente do PPS também está preocupado com a segurança do advogado Gerardo Santiago. "Temos que ter uma preocupação também com o Gerardo (autor da denúncia contra a Previ e o PT) porque ele é um arquivo vivo. Ele não era um funcionário qualquer da Previ. Era grauduado, passou muito tempo lá, era homem de confiança do governo, petista de carteirinha, e está fazendo denúncias gravíssimas", manifestou Freire, que cobra uma atitude do Ministério Público com relação ao caso.

Leia mais: Fundos ajudaram governo no mensalão

Nenhum comentário: