terça-feira, 3 de agosto de 2010

'Eu estou livre para dar uma banana'

DEU EM O GLOBO

Gabeira diz que os partidos aliados o apoiam "muito mal" e que, por isso, poderia reduzir cargos de confiança

Rafael Galdo

O candidato ao governo do Rio pelo PV, deputado federal Fernando Gabeira, subiu o tom ontem e, em discurso com críticas ao seu principal adversário, o governador Sérgio Cabral (PMDB), sobrou até para os partidos de sua coligação (PV, PSDB, PPS e DEM). Em debate com gestores da rede privada de saúde, no Rio, o verde disse que as legendas aliadas o "apoiam muito mal" e que, por isso, poderia "dar uma banana" para elas quando necessário. A afirmação foi feita quando Gabeira defendia a diminuição dos cargos de confiança no governo, dizendo que, em seu caso, fazer essa redução seria mais fácil:

- Os partidos que me apoiam me apoiam muito mal. Eu estou livre para dar uma banana também quando for necessário.

Mais tarde, porém, numa cooperativa de catadores de lixo em Nova Iguaçu, tentou amenizar as declarações:

- Os partidos no Brasil são um pouco desarticulados, têm estrutura débil. Não só o nosso, como todos os partidos. E, quando se colocam em campanha, você não pode confiar muito nos partidos. Tem que confiar mais na sociedade. Minha campanha é muito mais baseada na sociedade do que nos partidos. Isso me dá liberdade, em caso de vitória, de trazer gente da sociedade para participar do governo. Não é que a relação com os partidos não esteja agradando, a relação com os partidos nunca foi satisfatória, pois os partidos são frágeis no Brasil - disse Gabeira, que visitou ainda o Ciep Antonio Candeia Filho, próximo ao complexo de Acari, assaltado ontem, segundo funcionários, pela 23ª vez no último ano. O verde reafirmou a defesa de segurança diferenciada para colégios em áreas de risco.

Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM, disse que Gabeira tem razão ao defender que os cargos públicos não sejam entregues aos partidos. Maia propôs que o verde, eleito, acabe com os cargos comissionados. Presidente regional do PPS, o deputado estadual Comte Bittencourt também defendeu a redução dos cargos de confiança.

2 comentários:

VAGNER GOMES disse...

Sou candidato a Deputado Federal pelo PPS e apoio GABEIRA desde os debates internos do nosso partido. Defendo a coligação diantes da pluralidade de nossas identidades, porém lamento que haja falta de política de frente para alguns candidatos nas proporcionais. Por outro lado, o principal dessa matéria está no questionamento ao aparelhamento do Estado pelos partidos políticos se distanciando da sociedade. Governo Federal e Esatadual fizeram isso nos últimos anos.
Abraços VAGNER GOMES 2331

Anônimo disse...

Gabeira está se doendo antes mesmo de chegar as urnas, deixe para choramingar depois que Cabral ser reeleito. Você não tem nem apoio do seu próprio partido!