quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Coordenador de Dilma deve participar de Foro de S. Paulo

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Ariel Palácios, Correspondente

O deputado José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP), coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência, tinha desembarque previsto para a noite de ontem em Buenos Aires, a fim de participar da 16ª edição do Foro de São Paulo.
Com promessas de "derrotar a contraofensiva da direita", de "aprofundar as mudanças sociais", realizadas pelos denominados governos de esquerda e progressistas, e de consolidar a integração das "Repúblicas irmãs" da região, o foro reunirá até sexta-feira integrantes de partidos de esquerda e centro-esquerda da América Latina e do Caribe, além de ONGs vinculadas a movimentos sociais, aos sem-terra e simpatizantes de guerrilhas.

O Foro de São Paulo foi fundado pelo PT, em 1990, com o objetivo de debater o cenário internacional e as consequências do neoliberalismo nos países da região. Os participantes do foro avaliarão o cenário político regional com a eleição parlamentar na Venezuela em setembro e as eleições presidenciais do Brasil em outubro. "Não ceder espaço algum à direita", por intermédio da estratégia de "ampliar a unidade" das diversas forças de esquerda da região é a palavra de ordem que reúne em Buenos Aires um amplo leque de grupos políticos que vão desde o PT brasileiro, ao argentino Partido Peronista, passando pela centro-esquerdista Frente Ampla uruguaia.

A crise entre Colômbia e Venezuela, gerada pela suposta presença de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) dentro de território venezuelano, é um dos assuntos principais do conclave da esquerda regional. Segundo os representantes dos partidos de esquerda, as tensões entre esses dois países caribenhos são provocadas por setores "reacionários" de Bogotá.


Nenhum comentário: