quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Chamado de "otário" em vídeo com Lula e Cabral, Leandro quer laptop

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Estudante é morador de favela em Manguinhos e não sabe da repercussão da gravação

Italo Nogueira

DO RIO - Autor e personagem de um vídeo que tomou conta da internet, em que é chamado de "otário" e "sacana" pelo governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), além de ouvir do presidente Lula que tênis é "esporte da burguesia", o estudante Leandro dos Santos de Paula, 18, não tem ideia da repercussão da gravação.

Na favela onde mora, as imagens foram comentadas por "meia dúzia" de pessoas, mas ontem à noite o vídeo contabilizava mais de 430 mil exibições no YouTube."Não foi muita gente que viu não. Pouca gente tem internet", diz o jovem, que costuma gravar todos seus encontros com gente "famosa" e se tornou uma dor de cabeça na campanha de Cabral.

O estudante abordou o governador e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado, após inauguração de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Manguinhos, onde mora.

O vídeo trouxe à tona uma visão dos políticos muito diferente daquela de quando estão diante de repórteres.

Primeiro, o rapaz reclama da ausência de uma quadra de tênis no local, e Lula diz que isso é "esporte da burguesia". Leandro conta que precisou consultar o dicionário para entender o recado. "Acho que ele quis dizer que é coisa de gente rica."

O presidente então pergunta por que ele não "nada". Ao ouvir que a piscina fica fechada, Lula se dirige a Cabral: "O dia que a imprensa vier aí e vir isso fechado, o prejuízo político é infinitamente maior do que colocar dois guardas aí".

Em seguida, Leandro reclama do barulho do "Caveirão", o blindado da Polícia Militar, em sua rua. Cabral o interrompe e pergunta se "lá não tem tráfico não". Quando o jovem diz que não, o governador rebate: "Deixa de ser otário, está fazendo discurso de otário".

"Burguês" Leandro não é. Mora num barraco na favela Nelson Mandela, com três irmãos, a mãe, auxiliar de serviço gerais, e o padrasto, que é caminhoneiro.

Mas joga tênis nas ruas da favela. Tem três raquetes de madeira -uma delas com a tela furada- , compradas numa feira de antiguidades em São Cristóvão quando ainda tinha 14 anos.

"Para jogar, a gente molha o chão da rua e marca a quadra", diz Leandro, que tem a companhia de outros quatro "burgueses" da favela.

O estudante do 9º ano -repetiu três vezes- diz que não ouviu as ofensas do governador. "A conversa não era com ele. Era com o Lula."

DA FAVELA AO YOUTUBE

Desde aquele dia, o jovem persegue Cabral em eventos. Pede que o governador cumpra a promessa, feita no palanque no mesmo dia da gravação, de lhe dar um laptop.

Na quinta-feira da semana passada, Leandro aguardava Cabral no Shopping Leblon, a cerca de 20 km de sua casa, para cobrar a dívida.

Abordou Benedita da Silva, candidata a deputada, que em vídeo gravado por ele confirma a promessa. Ela também estava no palanque e, segundo Leandro, anotou seu telefone e endereço.

Foi no shopping que conheceu Ricardo Gama, blogueiro crítico a Cabral e que apoia o candidato Fernando Peregrino (PR), lançado por Anthony Garotinho.

O jovem contou que tinha filmado a visita com uma pequena câmera que costuma carregar. O blogueiro viu as imagens e pôs em seu site.

Leandro diz não ter vinculações político-partidárias, como acusa Cabral. O vídeo do governador divide espaço da memória da câmera com fotos do jovem com artistas. A última clicada foi a atriz Regina Duarte. "Gravo para guardar de recordação."

Nenhum comentário: