sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Candidatos fazem agenda para aparecer no 'JN'

DEU EM O GLOBO

Mesmo em dia de preparação para debate, Dilma e Serra trataram de marcar eventos antes para aparecer na TV Globo

Silvia Amorim e Sergio Roxo

SÃO PAULO. Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) organizaram ontem compromissos de campanha destinados exclusivamente a marcar presença no Jornal Nacional, da Rede Globo.

A poucas horas do primeiro debate na TV entre os presidenciáveis, o tucano caminhou pelo Mercado Municipal de São Paulo, no fim da tarde, embora a maioria das barracas já estivesse fechada, e os corredores, vazios.

A petista, por sua vez, marcou, de última hora, uma entrevista coletiva para as 18h, no hotel onde estava hospedada, preparandose para o debate na TV Bandeirantes.

As agendas montadas sob medida para os candidatos aparecerem na TV começaram segundafeira, quando o Jornal Nacional passou a acompanhar diariamente os presidenciáveis.

Quem não tem atividade pública fica sem espaço no noticiário.

Por decisão da TV Globo, cada um dos três principais presidenciáveis passa a ter 50 segundos diários no JN.

Como os candidatos reduziram o ritmo dos compromissos para se prepararem para o primeiro debate na TV, o jeito encontrado foi marcar visitas ou entrevistas-relâmpago para ter o que mostrar às câmeras.

A candidata Marina Silva (PV) recorreu anteontem à mesma estratégia. Ela convocou entrevista, sem assunto específico em pauta, no local onde estava reunida com sua equipe, preparandose para o debate. Ontem, ela não teve agenda pública e não apareceu nos telejornais.

Nenhum comentário: