sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Campanhas em hospitais diferentes

DEU EM O GLOBO

Cabral visita unidade recém-inaugurada e Gabeira vai ao Iaserj, em situação precária, mas lá não pôde filmar

Cássio Bruno e Duilo Victor

O governador Sérgio Cabral, candidato à reeleição pelo PMDB, determinou ontem que, a partir de agora, seja feito um controle no acesso de candidatos acompanhados de cinegrafistas de campanha e da imprensa em todos os hospitais do estado.

Segundo Cabral, a medida é para não expor pacientes.

Mas, enquanto o adversário do PV, Fernando Gabeira, teve restrições para filmar e fotografar sua visita ao Hospital Central do Iaserj, com salas e equipamentos em situação precária, Cabral franqueou a entrada de jornalistas no recém-inaugurado Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti.

Cabral divulgou a orientação dada ao secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, à tarde, logo após a visita, ao Iaserj, de Gabeira, cujas equipes de imagem e a imprensa só puderam ficar no térreo. O verde disse que viu equipamentos aparentemente novos, como incubadoras neonatais e respiradores, sem uso: Usando indevidamente o dinheiro da Saúde, estamos expondo vidas. Em 2009, começaram processo de desativação do hospital. Ouvi de médicos que eles não podem tratar pacientes como deveriam.

Não é a primeira vez que Gabeira é impedido de fazer imagens em hospital estadual. Mês passado, no Rocha Faria e no Getúlio Vargas, cinegrafistas e fotógrafos não entraram.

No Hospital da Mulher, Cabral conversou com pacientes e fez filmagens para o programa eleitoral.

A unidade, referência no atendimento ginecológico e gravidez de alto risco e com equipamentos de última geração, foi inaugurada em março por ele e pela candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Ontem ainda ele anunciou a construção de outro Hospital da Mulher, em Mesquita, e Unidades de Pronto Atendimento na Baixada.

Aqueles hospitais, por exemplo, que ele (Gabeira) visitou melhoraram muito desde 2006. Não tenho problema de discutir os problemas da Saúde com adversários. Gabeira peregrina por más notícias disse Cabral.

O vereador Paulo Pinheiro (PPS), aliado de Gabeira, disse que os gastos do hospital bancados pelo estado caíram de R$ 52 milhões (2007) para R$ 35 milhões (2009). O superintendente de Hospitais da Secretaria de Saúde, Carlos Eduardo Coelho, rebateu as críticas: Ele (Gabeira) viu muitos equipamentos operando. Nas áreas que funcionam, há equipamentos absolutamente modernos.

Toda visita a hospitais requer autorização prévia dos pacientes.

Em áreas que são permitidas, por não haver pacientes internados, a imprensa pode ir. É uma questão legal.

Nenhum comentário: