quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Brasileiros estão insatisfeitos com destino dos impostos

DEU NA TV GLOBO - JN

APRESENTADOR WILLIAM BONNER: A relação dos cidadãos brasileiros com os impostos ficou mais clara hoje, com uma pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os números mostram uma insatisfação com o valor e o destino do dinheiro recolhido em mais de 60 tributos.

REPÓRTER: O que você acha do valor pago em tributos, impostos, aqui no Brasil?

ENTREVISTADA: Acho um valor muito elevado.

REPÓRTER: Essa é a opinião de mais de 95% por cento dos brasileiros, segundo a pesquisa da Firjan, feita em seis capitais. A eficácia dos serviços oferecidos em troca pelo poder público, também foi avaliada.

ENFERMEIRA/LILIAN RODRIGUES: A gente paga muito, e eu acho que os impostos não são destinados ao que eles deveriam ser.

REPÓRTER: Para 97% das pessoas consultadas, as cobranças são altas comparadas à qualidade dos serviços. Os pesquisadores também constataram que poucos brasileiros sabem o quanto pagam realmente de impostos - 72,7% dos entrevistados não souberam responder o percentual comprometido do salário todo mês com o pagamento de tributos.

Aqueles que a gente conhece e outros que vêm embutidos nos preços dos produtos que nós consumimos diariamente. 53% do valor da gasolina são de impostos, taxas e contribuições, por exemplo. É assim com o micro-ondas, o aparelho de celular e por aí vai.

COORDENADORA PESQUISA FIRJAN/LUCIANA SÁ: A principal surpresa foi o fato de que a população gostaria de ver o tema da alta carga tributária, alta carga de impostos, tratado na campanha eleitoral, que é algo extremamente positivo.

REPÓRTER: Um economista ajudou Ramon a calcular quanto os tributos consomem da renda mensal dele. Foi um susto: os impostos levam 64% do salário de Ramon.

ENTREVISTADO: Pelo menos a população brasileira devia ter um retorno razoável. Você não vê isso!

Nenhum comentário: