quinta-feira, 22 de julho de 2010

'Vai empobrecer muito a campanha'

DEU EM O GLOBO

Gabeira critica decisão de Cabral e diz que trará prejuízos aos eleitores

Duílo Victor e Rafael Galdo

Principal adversário de Sérgio Cabral (PMDB) na disputa pelo governo do Rio, o candidato a governador pelo PV, Fernando Gabeira, disse ontem que a decisão do peemedebista de não participar de debates empobrece a campanha e põe o estado numa posição de atraso. Para Gabeira, a postura de Cabral não condiz com a tradição democrática do Rio, causando prejuízos para os eleitores.

Às vezes, na expectativa de ganhar alguns votos, a pessoa subtrai da população o direito de ela conhecer os projetos em confronto afirmou. Vai empobrecer muito a campanha.

Num estado tão avançado, com tradição democrática tão grande, chegamos às eleições do princípio do século XXI e o governador não vai ao debate. Isso nos coloca numa situação de atraso. No mesmo nível da educação: na lanterna acrescentou, referindo-se à penúltima posição do Rio no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para ensino médio em escolas estaduais.

Candidato cobra ações para o Rio no programa de Serra Assim como seu adversário, Gabeira fez campanha ontem na Zona Oeste. Enquanto Cabral se reunia com empresários em Bangu, o verde se encontrou à tarde, em Campo Grande, com cerca de 50 bombeiros, policiais e lideranças comunitárias, antes de visitar uma clínica privada em Santa Cruz.

Mais cedo, Gabeira também fez um discurso em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, num protesto do Sindicato Estadual dos Enfermeiros contra Cabral.

Estamos aqui para apoiar a demanda deles (servidores) por melhores salários e condições de trabalho disse Gabeira, sem prometer, no entanto, aumentos salariais.

Ainda sobre a saúde, no início da manhã o verde propôs que a conclusão do Hospital de Queimados, na Baixada, fosse incluída no programa do candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra.

A proposição foi feita numa reunião do verde com integrantes da equipe de campanha do tucano, entre eles o coordenador do programa de governo de Serra, Xico Graziano, num hotel em Copacabana. Gabeira cobrou ainda o compromisso do presidenciável com a construção da Linha 3 do metrô, ligando a Praça Quinze, no Rio, a Itaboraí, proposta de mais de 10 anos e também repetida por Cabral.

Primeiro, trabalhar para transformar trem em metrô de superfície, mas (também) o compromisso de construir a linha (de metrô) até Itaboraí. Pelo menos os três quilômetros da Baía de Guanabara disse.

Anteontem, Graziano já havia se reunido com o candidato do PSDB ao governo de Minas, Antonio Anastasia, seguindo uma orientação de Serra para encontros com candidaturas regionais.

Nenhum comentário: