sábado, 3 de julho de 2010

Serra voltará a chamar Dilma para debates

DEU EM O GLOBO

Tucano busca confronto direto com petista.Líder do PSDB no Senado pede que candidatos não se "escafedam"

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. Com a nova pesquisa Datafolha, o presidenciável José Serra (PSDB) disse ontem para tucanos do Paraná, durante visita a Londrina, que "é hora de chamar Dilma para o debate". Ou seja, ele vai reforçar a tática já exposta nos últimos dias de provocar o confronto direto com sua principal adversária, a presidenciável petista Dilma Rousseff. Segundo relatos, o candidato do PSDB deixou claro ontem que vai se dedicar pessoalmente nessa nova etapa da campanha que se inicia segunda-feira à tarefa de carimbar na petista a imagem de "fujona" do debate direto com seus adversários.

Serra e seus aliados tucanos e do DEM estão repetindo à exaustão que a candidata petista foi forjada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não tem experiência nem capacidade para enfrentar o confronto aberto de ideias e programas. Dizem que ela "fugiu" de debates na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) no portal UOL, e também da entrevista para a jornalista Míriam Leitão na GloboNews.

No debate da CNA, onde foi o único presidenciável presente, anteontem, Serra já fez essa cobrança, mas sem citar o nome da adversária. Dilma e Marina foram convidadas, mas recusaram a participação no debate.

Para os tucanos paranaenses, o candidato tucano demonstrou estar muito animado e otimista. Na avaliação de Serra, será uma disputa acirrada e equilibrada, e agora a ordem é neutralizar a influência de Lula na campanha petista, chamando a candidata para os debates. A presidente da CNA, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), engrossou o discurso de Serra, dizendo que o silêncio "confunde os eleitores e lhes tira a oportunidade de conhecer melhor seus candidatos".

Tucano pede a adversários: não "se escafedam"

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), também cobrou a presença dos adversários de Serra nos debates previstos para a campanha eleitoral:

- Conclamo todos os candidatos, a Marina, o Serra e a Dilma, a não se escafederem de nenhum debate.

Nos Estados Unidos, se um candidato fugir de um debate, está liquidado. Eu não fujo. Apesar de desfrutar de posição privilegiada nas pesquisas, em meu estado, irei aonde me chamarem para debates, com quem quer que seja.

Nenhum comentário: