quinta-feira, 15 de julho de 2010

Serra se reúne com artistas e intelectuais em restaurante do Rio



Entre os convidados estavam Maitê Proença e Marcelo Madureira.

Candidato passou de mesa em mesa e fez discurso em prol da cultura.


Alícia Uchôa Do G1 RJ

José Serra e as atrizes Maitê Proença e RosamariaMurtinho. (Foto: Alícia Uchôa / G1)

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, se reuniu na noite desta quarta-feira (14) com cerca de 150 artistas e intelectuais num restaurante na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio.

Entre os convidados estavam os atores Maitê Proença, Carlos Vereza e Rosamaria Murtinho, o humorista Marcelo Madureira, a cantora Sandra de Sá, o ex-titã Charles Gavin, o cineasta Zelito Vianna, o poeta Ferreira Gullar, entre outros.

“Sou contra artista declarar voto e pedir verba. Estou escutando os candidatos, que é o que a gente pode fazer para escolher o voto. Mas não tenho nenhuma afinidade com o PT”, afirmou o humorista Marcelo Madureira.

“Não estou satisfeita com o governo e vim aqui ouvir as plataformas e ver se concordo”, disse a atriz Maitê Proença. “O que está dando certo tem que continuar, mas tem muita coisa pra mudar”, disse ao candidato, o escritor Ferreira Gullar.

Direitos autorais

Na reunião, o candidato pediu sugestões aos presentes para montar sua plataforma política na questão da cultura.

Serra diz que 'aparato governamental foi usado para espionar gente'

Questionado sobre planos na área de direitos autorais, Serra respondeu: “Não entendo muito do tema. Mas acho que quem produz tem que ser reconhecido e tem que se encontrar maneiras de fazer isso. Quero aprender mais sobre o assunto”.

O músico Charles Gavin chamou de ultrapassada a legislação cultural no que diz respeito a impostos e questões trabalhistas no setor. O candidato pediu que lhe fossem enviadas sugestões sobre o tema, depois de defender que a Lei Rouanet não pode ser a única fonte de investimento em produção cultural.

“Minha ideia é ter um documento com itens programáticos na cultura. Mas quero ideias”, afirmou, antes de abrir a reunião para perguntas dos convidados.

Estiveram no evento ainda o desenhista Daniel Azulay, o crítico de cinema Rubens Edwald Filho, o imortal Ivan Junqueira, os diretores Moacyr Goes e Andrucha Waddington, além do músico Fausto Fawcett.

Nenhum comentário: