domingo, 25 de julho de 2010

Serra deixa claro que vai focar energias na Região Sul

DEU NA GAZETA DO POVO (PR)

Renan Colombo e Marcus Ayres, do Jornal de Maringá online

Em sua terceira visita neste mês ao Paraná, o candidato à Pre­­sidência José Serra (PSDB) esteve ontem em Maringá e Paranavaí (Noroeste do estado), onde deu um forte indicativo de que deve centrar suas energias no Sul e no Sudeste do país, regiões onde lidera a corrida presidencial, segundo o Datafolha divulgado neste sábado (leia mais sobre a pesquisa na página seguinte).

Serra, que na sexta-feira esteve em Santa Catarina, prometeu que vai continuar a percorrer o Paraná durante toda a campanha presidencial. “Esta é a terceira [visita] de várias. Vou estar sempre aqui no Paraná. É um lugar importante”, disse o tucano, ao lado do candidato do PSDB ao governo do estado, Beto Richa. Serra já havia visitado Curitiba e Londrina neste mês.

Ao mesmo tempo, o tucano admitiu que não deve priorizar o Nordeste, onde sua adversária, Dilma Rousseff (PT), é mais forte – ela também lidera no Norte e no Centro-Oeste.

O tucano também comentou o resultado do Datafolha, que o coloca em empate técnico com Dilma, e do Vox Populi, no qual ele aparece oito pontos porcentuais atrás da petista (veja os resultados na página 26). “Pesquisa é uma coisa que fotografa o momento.”

Serra disse apostar nos debates para aumentar seus porcentuais. “A campanha de fato vai começar em agosto, quando se iniciam os debates.” Ele ainda alfinetou Dilma dizendo que a petista tem “certa aversão” ao debate – embora ele próprio tenha se recusado a participar de um que seria realizado amanhã na internet.

O tucano também aproveitou para falar de suas propostas. Deu ênfase à criação do Programa do Ensino Técnico (Protec), um projeto inspirado no Programa Universidade Para Todos (Prou­ni), que prevê a concessão de bolsas para a capacitação profissional de jovens.

A comitiva de Serra ontem também passou pelas cidades de Nova Esperança e Alto Paraná, no Noroeste do estado. Antes disso, ele esteve em Colombo, na Grande Curitiba, fazendo gravações para o horário eleitoral gratuito.

Críticas de Richa

O candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB), que acompanhou Serra, voltou a criticar ontem a aliança formada entre Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo estadual e ao Senado, respectivamente. “Não fiz uma composição recheada de contradições. Para mim, eleição se ganha e se perde, mas não se pode perder a coerência”, disse ele. Na eleição estadual de 2006, Osmar e Requião foram adversários ferrenhos na disputa pelo governo estadual e chegaram a trocar acusações pesadas.

Nenhum comentário: