quinta-feira, 1 de julho de 2010

PV pretende questionar decisão do TSE sobre programa de Gabeira na TV

DEU EM O GLOBO

Para Marina, veto a sua participação não procede: "vinculação é automática"

João Guedes*


PORTO ALEGRE. A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse ontem que o partido deve questionar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na prática pode inviabilizar sua participação nos programas de TV da campanha de Fernando Gabeira, candidato verde ao governo do Rio:

- Não conversei com nosso advogado. Mas se for a decisão da Justiça, vamos questionar. O Gabeira é do Partido Verde e eu sou do Partido Verde, a vinculação é automática.

A candidata esteve na tarde de ontem na capital gaúcha para participar de uma sabatina com prefeitos e vice-prefeitos no 30º Congresso de Municípios do RS, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ao longo de duas horas, Marina respondeu a 11 perguntas para uma plateia de dezenas de prefeitos e vice-prefeitos. O público esperava a participação de José Serra, mas o candidato tucano avisou no início da tarde que não compareceria. Dilma Rousseff, do PT, já havia informado que não iria.

Na sabatina, Marina voltou a afirmar que espera que os eleitores revertam a ideia de plebiscito entre os candidatos tucano e petista:

- Numa eleição de dois turnos é perda de tempo querer impor uma eleição plebiscitária.

No encontro, Marina prometeu a ativação do Fundo Nacional de Defesa Civil, que reservaria recursos para socorrer municípios atingidos por enchentes e vendavais. Ela aproveitou para criticar a promessa da petista Dilma de reduzir impostos que Lula aumentou, ressaltando que PT e PSDB não diminuíram a carga tributária em seus governos:

- No período eleitoral parece que tudo é possível.

(*) Especial para O Globo

Nenhum comentário: