sábado, 3 de julho de 2010

PT e PSDB avaliam que disputa vai ser apertada

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Após Datafolha, Sérgio Guerra diz que Serra consolidou seu eleitorado

Presidente do PT afirma que a oposição está sem discurso em razão da elevada aprovação de Lula e de seu governo

Andreza Matais e Márcio Falcão

DE BRASÍLIA - Para as campanhas de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), o resultado da pesquisa Datafolha indica que o vencedor não terá ampla vantagem com relação aos seus adversários, ao contrário do que ocorreu em 2006.

A pesquisa, divulgada ontem, mostrou Serra com 39%, Dilma com 38% e Marina Silva (PV) com 10%.

Os coordenadores das campanhas apostam que o resultado aponta que se sairá melhor quem fizer um bom programa de TV e vencer os debates, sobretudo para os eleitores do Sul e do Sudeste.

Na campanha de Serra, a avaliação é que a pesquisa mostra que a eleição no Nordeste já está definida. Ali Dilma tem 47% das intenções de voto, contra 30% de Serra.

Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, Dilma conseguiu chegar bem ao início da campanha oficial (na terça) porque a oposição está sem discurso devido à popularidade de Lula e do seu governo. "Isso fica claro com os discursos do Serra. Dependendo do público, ele afaga ou bate no governo Lula."

Já o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que Serra ter mantido sua vantagem mesmo com a "desavergonhada utilização da máquina pública em favor de Dilma" revela que ele consolidou seu eleitorado.

Segundo ele, a pesquisa tira do PT a euforia do "já ganhou" e equilibra a disputa. A Folha apurou que o PSDB vai manter a estratégia de evitar ataques diretos a Lula.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), duvidou do resultado da pesquisa na região Sul: "Não acredito que o Serra tenha 50% das intenções de votos por lá."

Nenhum comentário: