sábado, 24 de julho de 2010

"Presidência ninguém terceiriza", diz Serra, reforçando que o candidato do PT não é o Lula

DEU NO DIÁRIO CATARINENSE

Tucano participou da primeira edição catarinense do Painel RBS, ontem

O candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) participou nesta sexta-feira da primeira edição catarinense do Painel RBS especial de eleições, na sede da RBS TV, em Florianópolis. Durante a entrevista exclusiva aos jornalistas da RBS, o candidato apresentou suas propostas de governo para o Estado.

O programa será reprisado ainda hoje na TVCOM, às 23h30min. Confira os principais momentos da entrevista:

BR-101

José Serra diz que terminar as obras de duplicação na BR-101 é um compromisso, não uma promessa. Em geral, ele avalia que há poucas contrapartidas de investimentos federais em Santa Catarina, principalmente, quando se leva em conta a importância do Estado e sua economia. Ele acredita que boa parte das BRs deve ser estadualizada

Aeroporto de Florianópolis x Copa

Serra diz que o problema para o atraso de obras em aeroportos de cidades que não irão sediar jogos não é a Copa. Ele salienta que aeroportos de todo o país sofrem com apagões e reclama da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuaria (Infraero):

— A Infraero é a pior empresa federal. Ela anda devagar e o que faz é caro e encrencado. A minha experiência com órgãos fiscalizadores sempre foi muito boa.

O candidato diz que uma saída é fazer concessões para poder investir em aeroportos menores.

Estaleiro em Biguaçu x meio ambiente

Para o presidenciável, tanto o meio ambiente quanto o estaleiro são temas relevantes. Ele se diz a favor de uma política de compensação. Citou como exemplo o Rodoanel, umas das maiores obras viárias da América Latina, na região metropolitana de São Paulo. Segundo Serra, foram gastos R$ 500 milhões só para preservar o meio ambiente no local.

Carvão

O candidato diz que a política energética deve ser a mais limpa possível. Também garantiu estar confiante que estudos com combustível fóssil estejam avançados para torná-lo menos poluente. Dessa forma, seria possível investir no carvão catarinense.

Desastres naturais

— Precisa existir uma força nacional (de atendimento) que, se estiver em Brasília, vá para outros lugares em até três horas — avalia Serra.

O tucano defende a criação de um grupo bem equipado, com técnicos especializados em socorro e áreas de risco, para agir em situações de emergência. Lamentou que em Alagoas não havia sequer transporte para mandar Bombeiros.

— O que temos hoje no país é visita de solidariedade — diz Serra, referindo-se ao apoio dado às famílias atingidas.

Saúde

O tema é questão prioritária para o candidato. Ele defende as Organizações Sociais (OSs) e a instalação de policlínicas.

Privatização

Questionado por um internauta do clicRBS se irá seguir a mesma linha de privatizações do ex-presidente Fenando Henrique Cardoso, Serra revida afirmando que o governo Lula não mudou em nada neste estilo. Também garantiu que "privatização não é plano de governo" e que só se coloca em prática conforme a necessidade.

Educação

Serra afirmou que uma das prioridade do seu governo, se for eleito, será o investimento em ensino médio profissionalizante.

— O ensino técnico é a chave do desenvolvimento do Brasil e futuro da juventude do país-afirma o candidato.

Porque votar em José Serra?

O tucano acredita que o país não elege por delegação e reforça que a concorrente pelo PT à Presidência é Dilma Rousseff e não quem está ao lado dela:

— Lula não é candidato. E Presidência ninguém terceiriza.

Nenhum comentário: