quinta-feira, 22 de julho de 2010

Petista reage a 'acusações sem provas'

DEU EM O GLOBO

Lula diz que Receita é quem precisa prestar esclarecimento sobre o caso

Gerson Camarotti, Maria Lima e Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, reagiu ontem à declaração do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, que acusou o comitê de campanha petista de envolvimento na divulgação de seus dados fiscais. Dilma disse que essa é uma ilação infundada e uma acusação sem provas.

A candidata reagiu às acusações de que um grupo do PT estaria fazendo dossiês contra adversários, em entrevista à TV Brasil: Quem deduzir isso está fazendo ilações infundadas, está jogando acusações sem provas e está sobretudo cometendo injúria e difamação sem prova disse Dilma.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a Receita é quem precisa prestar esclarecimento: A Receita é intocável, é intocável para todos, para presidente da República. Se eu pedir declaração do meu pior inimigo, a Receita tem que me denunciar.

Dilma afirmou ainda que declarações como a de Eduardo Jorge são uma tentativa de se tirar proveito eleitoral: A gente tem de ter cautela e cuidado para não sair por aí fazendo insinuações que só tendem a beneficiar alguém dentro do processo eleitoral. Tem de ter cuidado. Acho que é de todo oportuno, para preservação da qualidade do momento político brasileiro, que todas as acusações sejam feitas com provas.

Nem ilações podem ser feitas.

O PT também reagiu. O presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, negou envolvimento da sigla e disse que o partido é o maior interessado em esclarecer os fatos: Se ele (Eduardo Jorge) está fazendo uma acusação, tem de provar. Do ponto de vista eleitoral, o que a gente ganharia em vasculhar a vida do Eduardo Jorge, que é o famoso quem? Tenham a santa paciência! Somos os maiores interessados a que se chegue ao responsável.

Tenho convicção de que esse dossiê não partiu do PT.

Dutra: Pedimos abertura do inquérito à PF Na avaliação de Dutra, o PSDB quer usar o caso ao máximo para atingir Dilma: Pedimos abertura do inquérito à PF, o PSDB não. Não queremos ficar com essa fita banana neste período eleitoral, para eles ficarem fazendo ilação sobre nós disse.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PTSP), também negou envolvimento de petistas.

Nenhum comentário: