terça-feira, 27 de julho de 2010

O belo horizonte de Serra e Dilma:: Eliane Cantanhêde

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

BRASÍLIA - Minas Gerais, segundo maior eleitorado do país, com 14,5 milhões de eleitores, quase 11% do total, é uma verdadeira mina de votos para o tucano Serra e para a petista Dilma, tecnicamente empatados também no Estado. Ele tem 38%, e ela, 35%, ambos com enorme potencial entre os mineiros, tão desconfiados -e indecisos- quanto importantes nesta eleição.

A 68 dias das urnas e a 21 do início da propaganda na TV, o fato de Serra estar à frente de Dilma, mesmo que só três pontos, é considerado positivo para o tucano, que demonstra ter fôlego num Estado onde Lula teve expressivas margens de votos nas últimas eleições.

O belo horizonte do tucano é colar em Aécio Neves e Itamar Franco. Um batia recordes de popularidade como governador e registra 62% para o Senado. O outro, ex-presidente da República, é do PPS, aliado do PSDB, e está em segundo lugar para senador, com 41%.

Dado do último Datafolha: o candidato do PSDB ao governo, Antônio Anastasia, tem percentual muito menor do que o de Serra e está 26 pontos atrás do (por ora) favorito Hélio Costa, que tem apoio de Lula e Dilma. Aécio não tem porque aliviar com eles, que ameaçam o seu candidato lá. Além disso, trocar Serra por Dilma, neste momento, seria trocar 6 por meia dúzia.

Já o belo horizonte de Dilma em Minas depende da popularidade de Lula e da máquina do PMDB de Hélio Costa, que não são nada desprezíveis. Lula teve 47% dos votos no Estado em 2002 e 46% em 2006. E Costa está agora com 44%, contra 18% do tucano Anastasia.

Outro dado é que o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), considerado um dos coordenadores da campanha nacional da amiga Dilma, está em apenas terceiro lugar para o Senado, com 23%.

Ou seja: Serra tem de correr atrás da fidelidade, do pragmatismo e dos percentuais de Aécio. E Dilma, dos votos que foram de Lula, mas até agora não chegaram a ela.

Nenhum comentário: