quinta-feira, 1 de julho de 2010

Minas: PSDB confirma vice em clima de já ganhou

DEU NO ESTADO DE MINAS

Comprovando as previsões, nome do presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho, do PP, é anunciado como companheiro de chapa de Anastasia para disputar o governo de Minas

Alessandra Mello

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Alberto Pinto Coelho Pinto (PP), foi anunciado ontem como candidato a vice na chapa do PSDB ao Palácio da Liberdade, encabeçada pelo governador Antonio Anastasia. O anúncio do nome de Pinto Coelho e também dos candidatos a senador, o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), e dos suplentes foi feito em clima de euforia e já ganhou. O ex-governador Aécio Neves disse não ter dúvida de que Anastasia vai “vencer a eleição no primeiro turno”. O principal adversário de Anastasia nesta disputa é o senador Hélio Costa (PMDB), que tem como candidato a vice o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT).

Derrotado na disputa pela vaga de vice-governador, o DEM vai indicar até hoje o nome do primeiro suplente de Aécio, que deverá sair da Câmara dos Deputados ou da Assembleia Legislativa. O segundo será o ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago (PSB), que também pleiteava o lugar de candidato a vice na chapa de Anastasia. Na chapa de Itamar Franco, os suplentes serão o deputado estadual Zezé Perrella (PDT), que também reivindicava o lugar de Pinto Coelho, e a vereadora de Belo Horizonte e presidente do PTB da capital, Elaine Matozinhos. Na disputa deste ano, serão eleitos dois senadores por Minas Gerais. Cada um tem o direito de indicar dois suplentes, que não são votados. O indicado pelo DEM pode ser o deputado federal Carlos Melles, presidente do partido em Minas, ou o deputado Marcos Montes (DEM). Os dois foram convidados oficialmente para o cargo, mas estavam resistentes em desistir de disputar mais um mandato na Câmara.

Durante a entrevista, Anastasia disse que a vaga será preenchida por um parlamentar. “Jamais se construiu em Minas uma aliança tão sólida e feita com naturalidade. É só conversar e ver que os candidatos querem fazer campanha ao lado de Anastasia. É isso que me dá uma enorme confiança, e, por mais que isso possa incomodar alguns, e eu reconheço (que incomoda), de que vamos vencer a eleição no primeiro turno”, disse Aécio, que encerrou a entrevista coletiva em que foram anunciados os nomes da chapa majoritária do PSDB na disputa estadual aos gritos de já ganhou.

Coligação tem 13 partidos

O anúncio da chapa foi feito no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador, e contou com a presença de dirigentes de todos os 13 partidos que integram a coligação majoritária do PSDB. A composição da chapa de Anastasia, batizada de Sou Minas Gerais, além de reunir 13 partidos (PSDB, PPS, PTB, PP, DEM, PDT, PSB, PSC, PSL, PSDC, PMN, PRB e PR), recebe o apoio informal de mais cinco (PTdoB, PRP, PRTB, PTC e PTN). Também participou do anúncio o vice-presidente do PRB, Claúdio Sampaio. O partido está rachado em relação a que lado vai caminhar na disputa pelo Palácio da Liberdade. Parte da legenda apoia Anastasia e outra quer se aliar ao senador Hélio Costa, candidato ao governo junto com o PT.

Anastasia foi mais comedido ao ser questionado sobre a fala do ex-governador de ele vai vencer as eleições já na primeira fase da disputa, marcada para 3 de outubro. “Nosso compromisso é fazer uma campanha afirmativa, com base em programas, projetos, mostrando o que se realizou em Minas Gerais nestes anos, demonstrando quais serão as novidades que vamos fazer, os novos programas e novas propostas e, mais do que isso, buscando o reconhecimento da população mineira. Estamos bastante animados e vamos trabalhar para que esta campanha se dê de maneira bastante afirmativa”, desconversou o candidato. Apesar do clima de já ganhou, o ex-governador disse que não despreza os adversários e que espera que a campanha em Minas seja altiva tanto na esfera federal quanto estadual.

Nenhum comentário: