sexta-feira, 30 de julho de 2010

Marco Aurélio nega ligação com as Farc

DEU EM O GLOBO

Petista divulga resposta no site do Palácio do Planalto

BRASÍLIA. Em nota no site do Planalto, ontem à noite, Marco Aurélio Garcia contestou as afirmações atribuídas ao ex-embaixador Luiz Felipe Lampreia.

Disse que, em 1999, enquanto atendia a uma solicitação do Instituto Rio Branco para proferir palestra aos alunos do curso de formação de diplomatas, fui convidado pelo então ministro das Relações Exteriores para uma reunião privada em seu gabinete, cujo tema principal era a posição de apoio do Brasil à ditadura Fujimori.

O ministro Lampreia tomou a iniciativa de consultar-me, ainda, sobre outros temas da realidade da América do Sul. Em reposta a meu interlocutor, expressei o ponto de vista de que o Brasil deveria desempenhar um papel mais ativo na região e citei, como exemplo, a atuação do Grupo de Contadora, que fora de grande utilidade para pacificar situações de conflito como as de El Salvador, Nicarágua e Guatemala. Em nenhum momento ofereci préstimos pessoais ou do Partido dos Trabalhadores para negociações com as Farc, até porque, naquela conjuntura, não existiam, como não existem até hoje, quaisquer relações com aquela organização, disse Marco Aurélio na nota.

Relembrando episódios de convivência de Marco Aurélio e Serra no exílio, o ex-ministro Paulo Renato contou ter sido chamado por Serra na sede da Flacso (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais) quando encontrou Marco Aurélio, com a mulher e o filho: A ordem de Serra era livrálo da prisão. Falo isso não para Serra e eu termos louros, mas apenas para mostrar que Marco Aurélio deveria ter, no mínimo, o dever de solidariedade disse. É um desrespeito um assessor presidencial se dirigir desta forma a quem tem uma biografia centenas de vezes superior à sua.

Serra fez muito mais pelo país do que Marco Aurélio.

Mais do que a opinião de Marco Aurélio, o que vale é a postura histórica de Serra. Não é não é palavra do Marco Aurélio que vai diminuir o incomum patrimônio político de respeito à democracia de Serra acrescentou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), lembrando ainda os laços de colaboração e admiração que o assessor e o atual governo cultivam com governos autoritários.

Os três tucanos criticaram a política externa do governo Lula, da qual Marco Aurélio é um dos assessores principais. Jutahy Magalhães disse que Marco Aurélio Top Top Garcia está levando a política externa do Brasil para o descrédito absoluto, rompendo a tradição do país de sempre colocar-se como mediador no continente, além de uma política em defesa dos interesses nacionais e não partidários, como ocorre com a política externa do PT.

Nenhum comentário: