sexta-feira, 16 de julho de 2010

Máquinas em ação: Para ver Lula, Dilma e Cabral, ônibus grátis

DEU EM O GLOBO

Prefeitura faz esquema especial para fechar ruas no Centro do Rio, onde haverá passeata e comício, hoje

Fábio Vasconcellos, Marcelo Remígio e Maria Lima

RIO e BRASÍLIA. O primeiro comício no Rio nestas eleições com a presença do presidente Lula e da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, deverá mobilizar militantes de todo o estado, especialmente da capital e da Baixada Fluminense. Dirigentes dos 16 partidos da coligação que apoia a reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), anfitrião do evento, foram convocados a organizar caravanas. O comitê da candidatura de Cabral pediu que vereadores, prefeitos e candidatos a deputado federal e estadual colocassem suas estruturas de campanha à disposição para transportar os militantes.

Pela programação, haverá uma concentração a partir de 15h30m, na Candelária. Depois, por volta de 17h, uma caminhada pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde Lula, Dilma, Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, além dos candidatos ao Senado Lindberg Farias (PT) e Jorge Picciani (PMDB) farão discursos. Caso o dia amanheça com chuva, a direção do PMDB e do PT vão avaliar se a programação será mantida. A prefeitura criou um esquema especial de trânsito, com fechamento total ou parcial de ruas a partir de 16h.

Candidata estreará o "Dilmamóvel"

Na caminhada de hoje, a campanha de Dilma vai estrear uma espécie de "Dilmamóvel" - um carro aberto para que a candidata vá acenando para os eleitores.

- Nessas caminhadas tem sempre um exército de militantes, jornalistas, fotógrafos, candidatos. Ninguém nem vê o candidato. Então vamos colocá-la num jipinho ou uma pequena caminhonete para ela ir acenando e o povo andando ao seu lado - disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

A ideia do evento surgiu numa conversa entre Lula, Dilma e Cabral na segunda-feira à noite. O presidente desafiou o governador a organizar em menos de uma semana o comício.

Para evitar ciúmes, haverá revezamento de palanques

Só PT e PCdoB vão usar cerca de 250 ônibus para levar militantes. De Queimados, município governado pelo peemedebista Max Lemos, a expectativa é de que dez ônibus saiam lotados para o comício. Em Nova Iguaçu, petistas e pedetistas alugaram mais ônibus.

Por questão de segurança e para evitar ciúmes entre aliados, os organizadores vão fazer revezamento no palanque. Os candidatos ao Senado Jorge Picciani, Lindberg Farias e Marcelo Crivella, deputados da base, além de ministros e ex-ministros permanecerão no palanque. Os demais aliados farão um rodízio.

O palanque do primeiro comício de Dilma e Cabral será palco de uma espécie de duelo entre os candidatos ao Senado. Picciani quer mostrar força, e sua equipe convocou todos os prefeitos, vereadores e candidatos que o apoiam para levar claques e faixas em favor de sua candidatura.
Ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias conseguiu que o diretório petista no município alugasse ônibus para o transporte de militantes. Já o senador Marcelo Crivella (PRB) usou sua amizade com o presidente Lula para garantir presença no palanque.

O governador Sérgio Cabral se mostrou otimista com a caminhada, na noite de ontem:

- A motivação está cada vez maior porque as pessoas estão cada vez mais, como diria Nelson Rodrigues, na vida como ela é, percebendo o que significa essa forte aliança entre o Lula e o nosso governo e, amanhã, entre Dilma e o nosso governo.

Um comentário:

Leandro disse...

O evento será maravilhoso! Vai ser interessante ver os discursos dos Senadores. Só acho bizarro o Lula que sempre lutou pelas minorias apoiar Crivella que foi contra PEC do divórcio e tbm é contra os homossexuais. Ele deveria ter ficado apenas com Lindberg.