domingo, 25 de julho de 2010

Lula influencia menos o voto para governador

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O presidente Lula, aprovado por 77% dos brasileiros, tem influência limitada no voto para governador nos principais Estados.

Pesquisa Datafolha mostra que o petista influi decisivamente sobre apenas um terço do eleitorado nas escolhas em SP, no RJ e em MG.

Na disputa presidencial, 42% dizem que o apoio de Lula os levaria a escolher um candidato com certeza.

O índice cai para 24% quando a pergunta se refere ao governo paulista. Em Minas Gerais, esse percentual ficou em 27%. No Rio de Janeiro, em 31%.


Influência de Lula no voto para governador é relativa

Em SP, MG e RJ, apoio do presidente a um candidato local não é decisivo

39% dos paulistas não votariam em candidato ligado ao petista; em PE, ter a chancela de Lula é fundamental para 52%


Fernando Rodrigues

DE BRASÍLIA - Presidente mais popular desde o retorno do país à democracia -com 77% de aprovação, segundo a última pesquisa Datafolha-, Luiz Inácio Lula da Silva tem influência limitada na eleição para governador nos três Estados com mais eleitores.

Segundo o levantamento, realizado pelo instituto do dia 20 ao dia 23 em parceria com a TV Globo , o petista influi decisivamente sobre apenas cerca de um terço do eleitorado na escolha dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Pela primeira vez no atual processo eleitoral, o Datafolha perguntou aos eleitores de sete Estados e do Distrito Federal se o apoio de Lula os faria votar num candidato ou se os faria não votar.

Em São Paulo, só 24% responderam afirmativamente. Em Minas Gerais, o percentual é de 27%.
No Rio, 31%. Esses três Estados juntos reúnem 56,4 milhões de eleitores (41,5% do país).

Em nenhuma eleição estadual nem na presidencial a influência de Lula sobre os eleitores chega perto da sua taxa de popularidade.

A pesquisa ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando se trata da disputa presidencial, 42% dizem que o apoio de Lula a alguém os levaria a "a escolher esse candidato com certeza".

Tem aumentado, entretanto, a taxa dos que não votariam no nome indicado por Lula para ser o próximo presidente: 21% em dezembro de 2009, 23% em março passado e 28% agora.

Em São Paulo, Estado nunca governado pelo PT, a influência de Lula não serviu até agora para alavancar o candidato do partido, Aloizio Mercadante, que tem 16%.

Enquanto só 24% dos paulistas votariam com certeza em um candidato suportado por Lula, 39% dizem que o apoio do presidente seria um fator impeditivo do voto.

Em Minas Gerais e no Rio, os candidatos apoiados por Lula têm um desempenho nas pesquisas superior à taxa dos que se dizem influenciados pelo presidente.

Hélio Costa (PMDB), tem 44% das intenções de voto. O percentual (27%) dos mineiros que apoiariam com certeza um candidato lulista é idêntico ao dos que não votariam em nenhuma hipótese.

No Rio, Sérgio Cabral (PMDB) está com 53% no Datafolha. Lá também o número dos que não votariam no candidato lulista iguala o dos que votariam com certeza.

Nos sete Estados analisados pelo Datafolha, a maior influência de Lula é em Pernambuco: 52% dizem que o apoio do presidente os levaria a votar no governador.

Ocorre que o candidato apoiado pelo petista é o atual governador, Eduardo Campos (PSB), cuja taxa de intenção de votos é de 59%.

Depois de Pernambuco, a Bahia é o Estado no qual Lula tem maior influência, de 46% -quase o mesmo percentual de intenção de voto do atual governador, o petista Jaques Wagner, com 44%.

Além de São Paulo, o número dos que não votariam de jeito nenhum num aliado de Lula supera o dos que votariam com certeza no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: