sábado, 31 de julho de 2010

Itamar declara apoio formal a Serra

DEU EM O GLOBO

Marcelo Portela

BELO HORIZONTE e BETIM (MG). O ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado em Minas Gerais pelo PPS, declarou apoio formal, ontem, ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Itamar disse ao próprio Serra que sempre defendeu que o ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB) fosse o candidato da oposição a presidente, mas afirmou que a "lealdade" o faz aderir à campanha do tucano paulista, seu antigo desafeto.

O encontro de Serra com Itamar ocorreu no apartamento de Aécio em Belo Horizonte, ontem à tarde. Em seguida, Serra, o próprio Aécio, candidato ao Senado, e o atual governador, Antônio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição, fizeram uma caminhada e um encontro com líderes políticos em Betim, na Grande Belo Horizonte, sem a presença de Itamar.

- As circunstâncias levaram a que o senhor fosse o escolhido. Nós aqui estamos numa coligação em que há, sobretudo, a lealdade - disse Itamar, olhando diretamente para Serra, após afirmar que sempre defendeu Aécio.

Itamar: "Acima de tudo a ética, a lealdade"

Com o braço em uma tipoia, devido a uma fratura na clavícula, Itamar prosseguiu:

- Aqui em Minas, a gente aprende o seguinte: acima de tudo a ética, a lealdade e o comportamento que se deve ter. Eu estou numa coligação, faço parte de um partido que apoia, logo de início, a candidatura do governador José Serra. E, agora, se estou nessa coligação, cabe a mim também apoiar a candidatura.

Serra agradeceu o gesto de Itamar, ressaltando a importância da participação do ex-presidente em sua campanha, e lembrando, inclusive, conquistas de Itamar durante seu período no Palácio do Planalto.

- O apoio do (ex-) presidente Itamar tem uma enorme importância política, tem importância eleitoral e tem importância moral. É um homem que marcou a História do Brasil pela sua integridade e pelo fato de ter conduzido o Brasil à estabilidade, depois de 15 anos de superinflação. É um homem que deixou um exemplo - declarou o tucano.

Aécio agradeceu "pessoalmente" o apoio do ex-presidente a Serra:

- Nós que já estamos caminhando, levando por toda a Minas Gerais o nome do presidente Serra, e temos a convicção de que o Brasil avançará muito mais com Serra, teremos, a partir de agora, a companhia da autoridade política, da dimensão eleitoral de Itamar Franco. A campanha do Serra, que já tem uma imagem consolidada, avançará absolutamente colada na nossa campanha.

Na terceira viagem a Minas em dez dias, segundo maior colégio eleitoral do país, Serra fez questão de ressaltar o apoio que tem dos correligionários e disse que tem estado "muito à vontade" nessas visitas:

- Venho sempre contente, sempre satisfeito. Venho encontrando aqui um apoio muito grande por parte dos nossos dirigentes, do nosso partido, comandado pelo Aécio e pelo Anastasia no âmbito do PSDB. E agora, com a presença do presidente Itamar, nós, de alguma maneira, cobrimos a nossa aliança, uma vez que o presidente é membro do PPS, partido que está desde o primeiro momento na aliança nacional.

Campanha de Serra terá estrutura própria em MG

Serra confirmou ontem que sua campanha terá estrutura própria no estado, para fazer divulgação coordenada com a campanha de Anastasia, Aécio e Itamar. A criação dessa estrutura, segundo Aécio, foi sugestão pessoal a Serra.

- Há algumas semanas, sugeri ao presidente Serra que nós tivéssemos aqui uma estrutura da sua campanha que pudesse nos acompanhar em cada município. Isso é impossível de fazermos individualmente, a presença da sua campanha ao lado da nossa. Nós estamos já com nossa campanha chegando aos 853 municípios do estado - disse o ex-governador.

- Nós vamos ter, em muitos estados, comitês que cuidam especificamente de receber o material, encaminhar o material, ver questão de agenda - completou Serra, que elogiou o modelo de administração do ex-governador e disse que, caso eleito, vai implantar algo semelhante no governo federal: - Precisa melhorar muito a gestão no âmbito federal. No sentido igual era o lema de Minas: gastar menos com a máquina e mais com a população. Este é o resumo do que representa uma gestão eficiente e que nós vamos implantar no Brasil. Isso vai melhorar muito a produtividade, o rendimento de cada real que se gasta em nosso país. Melhorar o conjunto da gestão federal para poder avançar.

Em Betim, Serra voltou a criticar o custo do trem-bala. Em seguida, falou sobre o metrô de Belo Horizonte: disse que o PT ficou oito anos no poder "prometendo metrô", mas não fez as obras. E que, se fosse eleito, retomaria a obra.

Nenhum comentário: