sexta-feira, 16 de julho de 2010

Gabeira critica terceirização na Saúde

DEU EM O GLOBO

Em visita ao Rocha Faria, candidato do PV viu leitos improvisados e lotados

Duilo Victor

Candidato do PV ao governo do estado, o deputado Fernando Gabeira fez ontem uma vistoria no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste. Depois de ouvir a direção do hospital e percorrer as dependências da unidade, Gabeira criticou o modelo de "gestão compartilhada" - termo usado para se referir a terceirização da gestão de serviços hospitalares - feito no estado.

- Revendo os contratos, ao entrar no governo, você obtém, no mínimo, uma economia de 15% - respondeu Gabeira.

No Rocha Faria, a maternidade funciona neste modelo de gestão. Gabeira aproveitou para criticar os contratos de terceirização do estado com o Grupo Facility. A empresa já foi alvo de investigação do Ministério Público por supostos aditivos em contratos com o estado.

- Temos experiência de gestão compartilhada em São Paulo. Pode dar certo, mas estamos preocupados com a gestão compartilhada daqui (do Rio), que é feita por uma empresa que também cuida da limpeza, que é a Facility. Como ela não tem tradição nesse campo, não entendemos por que ela está na gestão compartilhada oferecendo a solução para o setor médico.

Gabeira estava acompanhado pelo vereador Paulo Pinheiro (PPS) e pelo candidato ao Senado Marcelo Cerqueira, do mesmo partido. No hospital, que é referência na região e faz 380 internações por mês, Gabeira viu salas de observação lotadas. Na ala feminina do setor, espaço para leitos foram improvisados próximo à porta. O candidato cumprimentou pacientes e funcionários, mas não ouviu reclamações. Como a legislação eleitoral impede campanha dentro de prédios públicos, o candidato não fez pedido de votos nem entrou na unidade com material de campanha.

Gabeira disse que escolheu o Rocha Faria para fazer a vistoria por causa da falta de setor de neurocirurgia, uma das carências que pretende resolver.

Nenhum comentário: