domingo, 4 de julho de 2010

Em "carta", Serra chancela Bolsa Família

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Como "vacina" a rumor de que extinguiria programa caso eleito, tucano formaliza na terça promessa de mantê-lo

Documento escrito por aliados do candidato reivindica para o PSDB a paternidade das ações sociais do governo Lula

Catia Seabra

DE SÃO PAULO - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, assina na terça-feira uma carta em que se compromete a manter o Bolsa Família.

Trata-se de uma vacina para os rumores difundidos pelo PT de que, se eleito, extinguiria os programas de transferência de renda.

Na carta, elaborada por um grupo de simpatizantes de Serra, o PSDB lista ações do governo FHC, como Bolsa Alimentação, Vale Gás e cadastro único dos programas sociais, para reivindicar a paternidade do Bolsa Família.

"É preciso fazer um recorte temporal e localizar o nascedouro dos programas, projetos e serviços socioassistenciais de nosso país para dizer que o Brasil pode mais na assistência social, com Serra presidente", diz o texto.

Os tucanos dizem ainda que têm "história" na área social. "Para não dizer que o "carro-chefe" dos programas sociais do presente governo, o Bolsa Família, preexistia no governo Fernando Henrique, como Bolsa Escola, Vale Gás e Proteção Alimentar dispensado pela Saúde".

O documento está sendo comparado à "Carta ao Povo Brasileiro", apresentada pelo hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a disputa de 2002, para descartar reviravolta na economia.

ANTÍDOTOS

"Ela [a carta] reafirma que fomos nós que criamos a rede de proteção social, e portanto, inexiste qualquer razão para se acreditar nessa maledicência petista de que o Serra venha a extinguir o Bolsa Família", disse o coordenador do programa de governo de Serra, Xico Graziano.

Responsável pela organização do encontro, Graziano afirma ter sido procurado por um grupo de militantes da área de assistência social "que acusa o PT de manipular politicamente a agenda social do país, como se fossem "donos" dos pobres".

Daí, a ideia de redação de uma carta aberta a Serra. Segundo colaboradores do tucano, o documento trará um compromisso genérico de aprofundamento do Bolsa Família, já feito no programa partidário do PSDB.

O Estado escolhido - o Paraná - traz outro antídoto: contra o impacto eleitoral da substituição do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ) na vice de Serra.Além do medo de perda de voto com a troca, Fernanda Richa, mulher do candidato ao governo, Beto Richa, é uma das organizadoras do encontro de Curitiba.

Nenhum comentário: