quinta-feira, 1 de julho de 2010

Decisão atinge em cheio eleição no Rio

DEU EM O GLOBO

Gabeira não poderia usar a imagem de Marina e Serra; e Cabral, a de Dilma

Fábio Vasconcellos

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir o uso de imagem de candidatos à Presidência por coligações estaduais que são diferentes na presidencial atinge a campanha ao governo do estado de Fernando Gabeira (PV). Segundo dirigentes do partido, a interpretação do tribunal impede até mesmo que a candidata Marina Silva (PV) apareça nos programas de TV de Gabeira. Isso porque o PV concorre sozinho à Presidência e, no Rio, está coligado com DEM, PPS e PSDB. Nacionalmente, PPS e DEM apoiam o candidato à Presidência José Serra.

A reviravolta atingiria também a candidatura à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), que poderá ser impedido de utilizar imagens da candidata Dilma Rousseff (PT). O impasse seria devido à participação do PTB na aliança estadual. Embora sem candidato próprio à Presidência, o PTB integra a coligação que apoia José Serra.

- Ainda estamos analisando o texto do TSE para saber se podemos ou não ter a candidata Dilma Rousseff - afirmou Régis Fichtner, um dos coordenadores da campanha de Cabral.

Gabeira adiantou que aguarda a posição de lideranças de PPS, DEM e PSDB para avaliar os desdobramentos da mudança. Pelo acordo, PV e PSDB pretendiam usar na televisão a imagem de Marina e de José Serra.

- Como está (a decisão do TSE), parece que nem mesmo o PV no Rio poderia utilizar a Marina nos programas de TV. Nas próximas 48 horas, teremos uma posição mais clara sobre essa situação - disse Gabeira.

Apesar das dificuldades no uso de imagens, dirigentes de PPS, DEM e PSDB no Rio afirmaram que a aliança em torno de Gabeira está mantida.

- A medida atinge todos os partidos, em vários estados, e não só no Rio - afirmou o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB).

Para o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), a candidatura do PV terá vantagens, pois ocupará sozinha o programa de TV. Já o presidente regional do PPS, deputado estadual Comte Bittencourt, disse que a coligação fará normalmente a campanha, mas agora sem a participação dos presidenciáveis.

O presidente regional do PV, Alfredo Sirkis, informou ontem que o partido lançará Aspásia Camargo candidata ao Senado. Segundo ele, a decisão está respaldada na interpretação do TSE de que partidos coligados ao governo podem lançar candidatos próprio ao Senado.

Nenhum comentário: