sábado, 24 de julho de 2010

Datafolha ouviu 10.905 eleitores em todo o país

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

SÃO PAULO -Realizada entre os dias 20 e 23, a mais recente pesquisa Datafolha ouviu 10.905 eleitores de 379 municípios em todo o país (exceto em Roraima).

O número de entrevistas, bastante maior que o de levantamentos anteriores, é resultado da intenção de obter maior detalhamento dos resultados em algumas unidades da Federação.

Assim, o instituto ouviu proporcionalmente mais pessoas em sete Estados (RS, PR, SP, RJ, MG, BA e PE) e no Distrito Federal.

Na pesquisa nacional, o Datafolha aplicou ponderação estatística para calcular o peso proporcional do eleitorado de cada Estado.

Por exemplo, no Rio Grande do Sul foram realizadas 1.215 entrevistas, o que equivale a 11% do total da amostra. Porém, para o cálculo do resultado nacional, o percentual foi corrigido para 6%, que corresponde ao peso real do Rio Grande do Sul sobre o total do eleitorado do país.

A margem de erro máxima para o total da amostra e para São Paulo é de dois pontos percentuais. Para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco, é de três pontos, e para o DF, de quatro pontos.

O nível de confiança é de 95%, o que significa que, se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Nenhum comentário: