terça-feira, 20 de julho de 2010

Caso Lina: tucanos recorrem à Procuradoria

DEU EM O GLOBO

Partido quer imagens que comprovariam reunião de Dilma com ex-secretária da Receita Federal

Flávio Freire

SÃO PAULO. O PSDB anunciou ontem que entrará com representação na Procuradoria-Geral da República pedindo abertura de investigação para tentar obter o material do circuito interno do Palácio do Planalto do qual constariam imagens de um encontro, supostamente ocorrido em novembro de 2008, entre a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, hoje candidata à Presidência.

O assunto foi trazido à tona na revista "Veja" desta semana, numa reportagem em que Demetrius Felinto, ex-funcionário de uma empresa que prestava serviços ao Palácio do Planalto, afirma que as imagens que provam a realização do encontro existem, armazenadas num computador em poder do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Diante das novas informações, os tucanos decidiram tentar obter as imagens que podem mostrar que Dilma teria mentido quando disse que o encontro com Lina nunca existiu. Nessa reunião, segundo a versão de Lina, Dilma teria pedido a ela para que interferisse numa investigação da Receita sobre a família Sarney. Dilma nega.

- Precisamos saber se as imagens existem ou se foram apagadas. Precisamos provar que marginais da política continuam operando no subterrâneo - disse o senador tucano Álvaro Dias, em São Paulo.

Demetrius, que hoje trabalha numa empresa prestadora de serviços ao Senado, já havia mandado e-mail a senadores, inclusive o próprio Álvaro Dias, em dezembro de 2009, quando relatou o caso. Perguntado ontem por que o PSDB não entrou antes com ação, o senador disse que Demetrius havia recuado, num primeiro momento.

- Novos fatos ocorreram. Ele recuou no início do ano, e nós o respeitamos. Mas ele voltou recentemente e está trabalhando no Senado.

Nenhum comentário: