quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tucanos lançam candidato no Ceará

DEU EM O GLOBO

Partido reafirma rompimento com Cid Gomes, ao anunciar nome de Márcio Cals

Isabela Martin

FORTALEZA. O PSDB anunciou ontem que o deputado estadual Marcos Cals disputará pela legenda o governo do estado contra o governador Cid Gomes ( PSB ), de quem foi secretário de Justiça até abril. O anúncio foi feito após encontro que reuniu 230 pessoas, sendo 40 prefeitos do partido, no escritório do senador Tasso Jereissati (PSDB), em Fortaleza.

A candidatura confirma o rompimento do PSDB com o governador Cid Gomes, anunciado há 13 dias. Mas não põe fim às contradições da decisão. Uma delas é o fato de existirem tucanos ocupando cargos no governo, como o ex-secretário geral do PSDB Bismarck Maia, secretário do Turismo.

Sobre o alinhamento do PSDB ao governo de Cid Gomes, o presidente estadual da legenda, Marcos Penaforte, disse que o partido continuará com uma “posição elegante”, embora não mais de “acordo automático” com o governo.

Até pelo estilo pessoal, o candidato tucano não deverá bater de frente com o governo ao qual serviu até dois meses atrás. Marcos Cals irá fazer um discurso em nome de um “novo ciclo das mudanças”, numa referência ao slogan que marcou o primeiro governo de Tasso Jereissati (1987-1991).

— Nós fazemos uma oposição responsável, de construção e não de desconstrução dos nossos adversários. Então o PSDB vai continuar tendo uma posição elegante, não mais de acordo automático com o governo do estado.

Tasso Jereissati terá um encontro ainda hoje com o deputado federal Ciro Gomes (PSBCE), de certa forma o pivô do rompimento.

Nenhum comentário: