terça-feira, 8 de junho de 2010

Serra mira em Dilma e critica 'jogo sujo' na eleição

DEU EM O GLOBO

Sem citar nominalmente rival petista, tucano diz que dossiê é "característica desse pessoal"

MONTES CLAROS (MG). O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, pediu o fim da “baixaria” e do “jogo sujo” na eleição, e voltou a acusar ontem a sua oponente petista, Dilma Rousseff, pelo suposto dossiê que estaria sendo montado contra o tucano e sua filha, Verônica Serra. Serra evitou citar nominalmente Dilma ou outro integrante do PT, mas disse que esse tipo de atitude é “característica desse pessoal”: — O que precisa acabar é a baixaria, é contratar arapongas, é espionar, é denegrir famílias — disse o tucano. — A gente precisa acabar no Brasil (com essa história de) que a cada eleição, como em 2006, a gente fica encontrando essas coisas que não fazem nenhum bem ao processo democrático. Estamos voltando àquela velha prática, característica desse pessoal, de jogo sujo, abaixo da cintura, ataques a familiares e coisas do gênero.

Em evento ao lado do ex-governador de Minas Aécio Neves e vários outros líderes tucanos em Montes Claros, ao norte de Minas, Serra se mostrou irritado ao ser perguntado sobre o assunto, principalmente sobre a ação que o PT apresentou à Justiça para que ele explique a acusação de que Dilma seria “responsável” pela questão.

— Esse episódio de dossiê deve ser jogado na lata de lixo da História.

Não contribui em nada para nossa democracia — disse.

Em seguida, no entanto, voltou a direcionar a artilharia contra a campanha petista, que, segundo ele, abriga “todas as pessoas, ou algumas delas” envolvidas no escândalo.

E declarou que não deve explicações sobre nada relacionado à questão.

— Tudo que a imprensa publicou deve ser respondido por quem? Pela candidata que chefia a sua campanha. O resto é factóide. Basta vocês olharem as revistas, os jornais, que vocês vão ver quem é que tem que dar explicação para o Brasil a respeito do que está acontecendo.

Quem tem que dar explicação é a candidata que é chefe da sua própria campanha, como eu daria se houvesse acontecido algo no meu caso — afirmou o tucano.

Já Aécio Neves rebateu informações divulgadas na última semana de que a montagem do suposto dossiê teria partido do próprio ninho tucano, durante a disputa entre ele e Serra pela indicação do partido para a disputa presidencial.

— Exijo respeito. A minha trajetória política é conhecida. E nós sabemos onde estão os aloprados. Até endereço têm — disparou, referindo-se à mansão em Brasília alugada pela campanha petista para o trabalho da equipe que seria responsável pela montagem do dossiê.

Nenhum comentário: