sábado, 12 de junho de 2010

Serra deixa ataques com aliados na convenção

DEU EM O GLOBO

Com gripe e sinusite, candidato tucano trancou-se em casa, em São Paulo, para preparar seu discurso de hoje

Adriana Vasconcelos e Flávio Freire Enviados especiais

SALVADOR. Sem um vice definido, o tucano José Serra terá hoje sua candidatura à Presidência da República oficializada numa grande festa na capital baiana, local da convenção nacional do PSDB. Com um quadro de sinusite e gripe forte, Serra passou ontem o dia trancado em casa, em São Paulo, finalizando seu discurso, no qual se apresentará como o mais preparado para o comando do país, evitando ataques diretos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou à sua principal adversária, a petista Dilma Rousseff. A ideia é deixar essa tarefa para os aliados.

Apesar da grande ansiedade, especialmente entre seus aliados, sobre a escolha do vice da chapa de Serra, a orientação do comando da campanha tucana é deixar o assunto para depois.

O deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), um dos principais interlocutores de Serra, defende que o partido aguarde o fim das negociações em torno dos palanques estaduais: — Ainda não temos chapas fechadas no Amazonas, no Distrito Federal, no Paraná e no Ceará. Precisamos ver como vai ficar a correlação de forças nos estados para definir qual o melhor papel para o vice. Se o objetivo principal será agregar tempo de TV, unir a base ou agregar votos num determinado estado ou região.

O DEM marcou sua convenção nacional para o dia 30 de junho, quando acaba o prazo para o registro das candidaturas para as próximas eleições.

O partido, porém, está dividido entre os que prometem deixar Serra livre para escolher e aqueles que cobram que essa escolha seja feito dentro das fileiras do DEM.

Negociação atrasa marcha evangélica e garante festa Para garantir que não haja contratempos, os coordenadores da campanha em Salvador negociaram com os organizadores da Marcha de Jesus, um evento evangélico, o adiamento do seu início para as 14h30m. Ficou acertado que a convenção do PSDB começará às 9h e terminará por volta de 14h. As principais estrelas da convenção devem chegar por volta das 10h, e a expectativa é que Serra comece o seu discurso por volta de 13h.

Nenhum comentário: