sexta-feira, 18 de junho de 2010

Prévia da convenção jarbista em Caruaru

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Miriam Lacerda, que será a vice na chapa do candidato ao governo Jarbas Vasconcelos, prepara o encontro das oposições. Festa acontece amanhã, ainda sem a definição do segundo nome ao Senado

Uma prévia da convenção do principal bloco de oposição estadual (PMDB/PSDB/DEM/PPS), adiada de hoje para o dia 30, ocorrerá amanhã, em Caruaru. Provavelmente, ainda sem o anúncio do segundo nome ao Senado, na chapa do senador e pré-candidato ao governo Jarbas Vasconcelos (PMDB) contra o governador Eduardo Campos (PSB). Sob o mote “Com Jarbas e Miriam Pernambuco pode mais”, a pré-candidata a vice, Miriam Lacerda (DEM), convocou lideranças do Agreste para um encontro político neste sábado, às 9h, no Palladium. A casa de shows tem capacidade para três mil pessoas e a oposição espera lotar.

Os componentes da chapa – Jarbas, Miriam e o senador Marco Maciel (DEM), pré-candidato à reeleição –, discursarão no evento. De acordo com Miriam, prestigiarão o ato o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, os deputados federais Raul Henry (PMDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Magalhães (DEM) – ainda lembrado para a segunda vaga ao Senado na chapa, embora se mostre irredutível na decisão de se encerrar a carreira política. “Até lá (o evento), acho que não se resolve isso (o nome para a vaga). Acho Doutor Roberto um excelente nome, mas soube pela imprensa que ele não quer”, disse ontem Miriam.

Os deputados estaduais do DEM Augusto Coutinho e Adelmo Duarte, e do PSDB, Terezinha Nunes, Edson Vieira e Antônio Morais também confirmaram presença em Caruaru, além de prefeitos e ex-prefeitos aliados, entre eles, o ex-prefeito de Caruaru, vereador e pré-candidato a deputado estadual Tony Gel (DEM). Após o evento no Palladium, haverá um almoço para 100 convidados no restaurante Via Regional Frutos do Mar, no Centro de Caruaru.

A expectativa é sobre a participação do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, no ato de amanhã. Em função do posto de coordenador nacional da campanha do candidato do PSDB a presidente, José Serra, o dirigente tucano não tem ido as atividades de Jarbas no Estado. As lideranças do bloco de oposição e o próprio Sérgio Guerra já declaram que cabe ao PSDB indicar o segundo nome ao Senado na chapa. Mas os nomes tucanos apresentados não teriam encontrado consenso e o impasse prossegue.

Ontem, Roberto Magalhães, que está no quarto mandato federal, reiterou que não disputará eleição deste ano. “Minha decisão (de deixar a política) é firme e foi tomada ao longo dos últimos quatro anos. Acho que o candidato deve ser do PSDB”, avaliou. No bastidor político, as principais lideranças da oposição (leia-se Jarbas e Marco Maciel) estariam em campo para tentar convencer o parlamentar a entrar na chapa como candidato ao Senado. Especula-se que o plano B seja confirmar o médico Guilherme Robalinho (PPS).

Nenhum comentário: