segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jungmann cada vez mais próximo da vaga

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Embora continue negando que será candidato ao Senado, deputado federal pelo PPS se encontra com Jarbas no Sertão e deve ser o nome que falta para completar a chapa majoritária da oposição

A visita do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Sertão, no final de semana, tinha tudo para ser apenas mais um ato típico de pré-campanha, não fosse um pequeno detalhe: a presença do deputado federal Raul Jungmann (PPS), dando mais um sinal do que ninguém confirma, mas que fica cada vez mais claro: Jungmann deve ser mesmo o segundo nome para o Senado na chapa de Jarbas – fazendo companhia ao senador Marco Maciel (DEM), já confirmado.

Raul Jungmann desembarcou em Araripina no final da tarde de sábado ao lado do senador Sérgio Guerra (PSDB) – que deu um tempo na campanha presidencial do tucano José Serra e voltou a aparecer Jarbas, após sua ausência ter sido notada em outros compromissos do aliado.

Ao lado de Marco Maciel, Miriam Lacerda (DEM), candidata a vice, e do deputado federal Raul Henry (PMDB), além de lideranças regionais, como o deputado estadual Emanuel Bringel (PSDB), Jarbas caminhou no meio do povo, deu entrevista a emissoras de rádio e participou de reuniões nas cidades de Ouricuri, Trindade e Araripina.

Após o ex-governador Roberto Magalhães (DEM) declinar o seu nome da disputa pelo Senado, cresceram os rumores para a candidatura de Raul Jungmann na chapa majoritária. Em entrevista a uma rádio em Ouricuri, Jarbas fez elogios a Jungmann e confirmou que o deputado é um dos nomes cotados. “O deputado Raul Jungmann é muito atuante, uma pessoa articulada e é uma das pessoas ventiladas para disputar esse mandato. Ele é uma das pessoas que existem nas conversas, mas também não posso nesse momento avançando a um ponto tal e dizer mais do que estou dizendo.” Mais uma vez, Jarbas reafirmou que o segundo nome na disputa pelo Senado só será anunciado na próxima quarta-feira, quando ocorre a convenção do partido.

Sobre Roberto Magalhães, Jarbas disse que respeita sua decisão de se afastar da vida pública. “Roberto é um grande homem público, marcado no cenário nacional pela sua postura ética. Eu fiz um apelo a ele que não saísse da vida pública, mas não desrespeito a posição dele.” O próprio Jarbas, antes de aceitar ser candidato, também se mostrava desestimulado a encarar uma nova disputa eleitoral.

Procurado pelo JC, Jungmann voltou a negar que seja o nome para o Senado. “Sou cotado, mas não tenho participação nenhuma na articulação da indicação do nome. Pelo que está posto, o que posso dizer é que o nome deve sair do PSDB, que é o partido que tem a indicação do candidato à Presidência”, indicou o deputado. Além de Magalhães, outro nome que já apareceu para compor a vaga ao Senado foi o do ex-governador Gustavo Krause (DEM).

Hoje pela manhã, a cúpula da campanha volta a se reunir no escritório político de Jarbas. A expectativa é que, de lá, saia a confirmação do nome de Jungmann para a disputa.

Nenhum comentário: