quarta-feira, 2 de junho de 2010

“Jogo do empurra” das oposições irrita Jarbas

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Bruno Araújo e Bruno Rodrigues, parlamentares tucanos, se esquivam da indicação ao Senado, o mesmo ocorrendo com Jungmann (PPS), que recebe o apoio do PMN para disputar vaga na Câmara

Cecília Ramos

A escolha do segundo candidato ao Senado na chapa majoritária do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo do Estado virou um “jogo do empurra”. É tão público e notório que o próprio Jarbas está ciente. Inclusive da última novidade: a deputada Terezinha Nunes (PSDB) foi posta no páreo, ontem, e a especulação foi tratada até no Palácio das Princesas. A postura dos aliados do PSDB – do senador Sérgio Guerra – e do PPS – do deputado Raul Jungmann – de tratarem do assunto via imprensa tem ajudado a fomentar os boatos e, assim, imposto constrangimento a Jarbas. Para completar, a outra queixa velada é a de que Guerra, que desistiu de disputar a reeleição, estaria ausente da pré-campanha do peemedebista.

Jarbas retorna de Brasília para o Recife, hoje à tarde, e terá conversas sobre o tema. A oposição precisa chegar à convenção, no dia 18, com a chapa fechada. Os deputados federais Bruno Rodrigues, Bruno Araújo (ambos do PSDB) e o próprio Jungmann, nomes já cotados para o Senado, estariam se esquivando do chamamento. O único que Jarbas teria conversado pessoalmente foi Jungmann, nome “preferido” da oposição para ocupar a segunda vaga. Os dois negaram, porém, terem trataram do tema. O JC apurou que teria sido apenas estratégia. Jarbas acredita que o perfil do deputado do PPS, ligado às polêmicas e embates, se encaixa com a tarefa de incomodar o adversário central, o governador Eduardo Campos (PSB), já que o senador Marco Maciel (DEM), candidato à reeleição na chapa, tem exatamente o estilo inverso ao de Jungmann.

Na sexta-feira (4), Jarbas terá uma reunião, às 16h, com os dirigentes do PPS e do PMN, na sede desse último partido, no Centro do Recife. O motivo do encontro, segundo o presidente do PMN, Silvio Barbosa, é oficializar o apoio a Jarbas e apresentá-lo aos 23 pré-candidatos a deputado federal do PMN e oito do PPS e aos 68 a estadual das duas legendas. Barbosa informou que também será reforçado que o candidato do PPS ao Senado é o ex-secretário de Saúde Guilherme Robalinho. “Jungmann não pode correr o risco de perder o mandato de deputado, indo para uma eleição arriscada, e o partido ficar no ostracismo”, defendeu Silvio Barbosa.

Por telefone, Raul Jungmann insistiu ontem que disputará a reeleição. “Isso é uma coisa sedimentada, consolidada”. No sábado passado, em almoço na casa do deputado José Mendonça, Jarbas declarou que “o ideal” é que o PSDB indique o segundo nome ao Senado. Mas que se não houver consenso, o candidato sairá, de fato, do PPS.

Nenhum comentário: