terça-feira, 15 de junho de 2010

Insegura, Dilma evita debates e entrevistas

DEU EM O GLOBO

Tradicionais rodadas de entrevistas em eleições não terão a presença de Dilma Rousseff. Temendo gafes, sua assessoria não confirmou ida ao "Roda Viva" (IV Cultura) e ao "Espaço Aberto" (GloboNews).

Dilma cancela entrevistas e vai para a Europa

Coordenação da campanha teria achado melhor retirar candidata de cena por uma semana, o que ela nega

SÃO PAULO. A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, cancelou entrevistas que já tinham sido confirmadas e partiu ontem à noite para uma viagem pela Europa, que incluirá França, Bélgica, Espanha e Portugal. Coordenadores da campanha da petista dizem que ela não está fugindo do confronto direto com os adversários e que ela vai para a Europa porque foi convidada, mas assessores de líderes europeus disseram que os encontros foram pedidos pela candidata.

Dilma cancelou sua participação na sabatina do Uol com a "Folha de S.Paulo", marcada para esta quinta-feira, dia 17, e tem se recusado a conceder entrevista para a GloboNews, além do programa "CQC", da TV Bandeirantes. Ela também não confirmou ainda participação na rodada de entrevistas dos presidenciáveis para o programa "Roda Viva", da TV Cultura, embora sua assessoria diga que ela poderá ir à emissora no fim de junho, sem fixar data. Dilma disse no Twitter, porém, que vai aos debates nas TVs Globo, Band, Rede TV! e Record e nega que esteja se recusando a participar da discussão eleitoral.

Assessores de Dilma não escondem que ela não tem experiência em campanhas e debates - o que de fato não tem - e por isso ainda estaria insegura para enfrentar os adversários ou entrevistas com muitos jornalistas e plateia. Na semana passada, em entrevista a um programa popular de rádio de São José dos Campos, Dilma chegou a dizer que Lula recebeu do antecessor Fernando Henrique Cardoso um país "afunhanhado" (uma expressão regional, chula, usada pelo entrevistador e repetida por ela). Antes, numa outra entrevista, Dilma afirmara que o Irã tinha armas nucleares, contrariando todo o discurso do governo brasileiro. Na rádio CBN, chamou o presidente da Câmara, Michel Temer, seu vice, de presidente do Senado.

Mesmo depois dos cancelamentos, a candidata do PT afirmou ontem no Twitter que "não faz o menor sentido" as acusações de que estaria evitando os debates. Ontem, ela falou para a Rádio Jovem Pan, de São Paulo, por telefone, e tem concedido entrevistas a emissoras de rádio de todo o país. Em seu Twitter, Dilma disse que já tem debates marcados para quando retornar de sua viagem à Europa.

- Não tem o menor sentido dizer que estou evitando debates e entrevistas. Basta olhar a imprensa. Amarelas na "Veja" esta semana, Jovem Pan hoje - afirmou Dilma no Twitter.

Ela usou a viagem à Europa para justificar o cancelamento de sua participação na "Sabatina da Folha", que havia sido confirmada antecipadamente. Pelo evento devem passar Marina Silva, candidata do PV, amanhã, e o tucano José Serra no dia 21, segunda-feira.

- Só não irei na data marcada porque embarco daqui a pouco para uma série de encontros com chefes de Estado e governo europeus - afirmou.

Dilma também tem se recusado a dar entrevistas para o canal GloboNews. Ao programa "Espaço Aberto", de Míriam Leitão, a assessoria da petista alegou que as entrevistas teriam como prioridade canais abertos de TV. No twitter, Dilma afirmou ontem que, quando voltar da Europa, se dedicará a debates agendados com redes de televisão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ela diz que deu entrevista às Páginas Amarelas de Veja. Não "conta", já que se trata de revista, é texto escrito, "editado". É diferente do cara a cara na tevê com um ou mais jornalistas especializados. É claro que ela está fugindo. Tem feito isso há tempos. As apresentações são sempre em painéis, nunca em debates; não se confronta com os outros candidatos. É preocupante.

Anônimo disse...

Ela diz que deu entrevista às Páginas Amarelas de Veja. Não "conta", já que se trata de revista, é texto escrito, "editado". É diferente do cara a cara na tevê com um ou mais jornalistas especializados. É claro que ela está fugindo. Tem feito isso há tempos. As apresentações são sempre em painéis, nunca em debates; não se confronta com os outros candidatos. É preocupante.