sexta-feira, 25 de junho de 2010

Em meio ao drama

DEU EM O GLOBO

Lula visita áreas atingidas pelas chuvas e promete ajuda; Dilma culpa governos passados

Letícia Lins PALMARES (PE) e ARACAJU

Uma semana depois do começo das chuvas no Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem Palmares (PE) e Rio Largo (AL), municípios devastados pelas enchentes. O número de mortos em Pernambuco e Alagoas, que também teve cidades destruídas pelas chuvas, já chega a 50. Há mais de 152 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas nos dois estados.

Lula fez um apelo às autoridades para que derrotem a burocracia e prometeu que não haverá limite de recursos para atender as vítimas da tragédia. E até alertou os governadores Eduardo Campos (PSB) e Teotônio Vilela (PSDB) e os prefeitos das áreas atingidas para que não façam uso político do dinheiro que, segundo o governo federal, foi depositado ontem para os dois estados.

Ontem, Lula discursou: — Não permitam que a eleição interfira no trabalho de vocês (governadores e prefeitos). A eleição é passageira. Esse povo precisa viver — disse ele, que anunciou a liberação de R$ 550 milhões para os dois estados.

Reportagem de anteontem no GLOBO mostrou, porém, com base em levantamento do site Contas Abertas, que o governo federal não mandara um centavo sequer para Alagoas, governada pelo PSDB, da verba destinada à prevenção de enchentes do Ministério da Integração Nacional.

E Pernambuco recebera apenas 0,24% do total, enquanto a Bahia, reduto do então ministro e agora candidato a governador Geddel Vieira Lima (PMDB), ficou com mais da metade (56,8%) de toda a verba da pasta para prevenção de enchentes.

Nenhum comentário: