quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dissidentes apoiam Anastasia

DEU NO ESTADO DE MINAS

Um dia depois de a Executiva do PR aprovar aliança com Hélio Costa, 58 dos 73 prefeitos do partido assinam manifesto e fazem rebelião contra o presidente da legenda, Clésio Andrade

Isabella Souto

O PR mineiro protagoniza o primeiro caso explícito de dissidência nestas eleições. Um dia depois de a Executiva Estadual aprovar por 9 votos a 5 a aliança com a pré-candidatura do senador Hélio Costa (PMDB) ao Palácio da Liberdade, um grupo de 58 prefeitos da legenda – de um total de 73 – entregou ontem um manifesto de apoio à reeleição do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB). Até domingo, quando acontece a convenção do partido, eles tentarão articular a vitória da tese de aliança com os tucanos. A direção da legenda assegura que já tem 14 dos 22 votos possíveis, o que garantiria a coligação com o PMDB na disputa a governador e pelas 53 cadeiras de deputado federal.

Ao declarar o apoio a Anastasia, os prefeitos reclamaram que em nenhum momento foram consultados pela direção do partido sobre os rumos do PR nestas eleições. “Podemos não ter voto na convenção, mas temos o voto e a confiança da população. Junto com as lideranças locais e os vereadores, vamos pregar a importância de manter esse projeto para Minas Gerais”, afirmou o prefeito de São Gonçalo do Pará, Angelo Roncalli de Freitas, líder do movimento. Segundo ele, ao longo dos últimos sete anos os municípios foram contemplados com vários convênios e transferências de verbas.

Foi aliás a questão financeira a justificativa do presidente do PR em Minas Gerais, Clésio Andrade, para minimizar a infidelidade de 90% dos prefeitos de seu partido. “Nós concordamos com o manifesto porque eles estão precisando de verbas, coitados. A partir de segunda-feira nós vamos conversar com eles (os prefeitos)”, afirmou ontem. De acordo com ele, a direção do PR sabia desse movimento dos prefeitos e deu o seu aval para a visita a Anastasia. Sobre uma possível punição aos infiéis, ele disse apenas que não serão “prejudicados”.

Clésio Andrade enfrenta ainda a dissidência de parte dos deputados mineiros da bancada na Câmara. Entre os sete deputados federais do PR, quatro defendem a aliança com o PSDB. No último dia 10 os parlamentares chegaram a se reunir com Anastasia no Palácio das Mangabeiras para anunciar seu apoio. Na ocasião, a Executiva havia divulgado nota liberando seus filiados para apoiar quem desejassem na disputa pelo governo de Minas Gerais. Anteontem, depois de reunião da Executiva – com uma visita rápida de Hélio Costa –, o partido divulgou outra nota em que informou o apoio ao peemedebista.

Hoje, em Brasília, Clésio Andrade tem encontro com o coordenador da bancada mineira do PR, deputado federal José Santana, um dos maiores defensores do apoio ao tucano.

Vice. Antonio Anastasia disse ontem durante o lançamento do Programa de Modernização Institucional e Ampliação da Infraestrutura em Municípios do Estado de Minas Gerais (Novo Somma) que o conselho político formado pelos líderes dos partidos (PSDB, DEM e PPS) será o responsável por indicar o nome do vice governador até o dia da convenção, que ocorrerá no domingo. “Estamos conversando para chegar na convenção com a chapa completa. Os líderes dos partidos vão indicar o nome mais adequado, com o melhor perfil ”, afirmou. (Colaborou Alice Maciel)

Nenhum comentário: