quarta-feira, 9 de junho de 2010

Depois de Minas, PT enquadra PT do Maranhão

DEU EM O GLOBO

Petistas no estado ameaçam até com greve de fome contra apoio a Roseana Sarney, ordenado por Lula

Maria Lima

BRASÍLIA. Depois de ter enquadrado o diretório mineiro, forçando o apoio à candidatura do senador Hélio Costa (PMDB-MG), a cúpula nacional do PT se prepara para enquadrar, nesta sexta-feira, o diretório petista do Maranhão. Nos dois casos, é uma exigência do PMDB para confirmar, no sábado, a aliança do partido com o PT em torno da candidatura presidencial de Dilma Rousseff. Mas os petistas do Maranhão prometem muito barulho, e até greve de fome, contra o apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB), pretendido pelo PT nacional e pelo presidente Lula.

Em encontro no mês passado, o diretório maranhense do PT aprovou apoio à candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB), com uma vantagem de apenas dois votos. Se não conseguir reverter essa decisão em favor de Roseana, o diretório nacional do PT pode declarar que o partido ficará neutro no Maranhão, sem apoiar qualquer candidato ao governo.

- Sabe Deus como vamos resolver o problema do Maranhão - disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra, que acredita que o caso lá pode ser mais complicado que o de Minas.

Certo de que será vencido, o maior inimigo da família Sarney e líder da ala que apoia Dino, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que não aceita a neutralidade, ameaça fazer greve de fome no plenário da Câmara dos Deputados contra a intervenção. Disse que já consultou até os médicos da Casa, que lhe orientaram a tomar água de coco e água mineral para não passar mal.

- Em vários estados tem palanque duplo, o que é bom para a Dilma. Só no Maranhão a prioridade é o Sarney? Não podemos ter palanque duplo só por causa do bigode do Sarney? E neutralidade aqui é o pior dos mundos! A chapa camarão sem cabeça pode eleger a Roseana, mas a intervenção vai arrebentar com a gente, não vamos eleger ninguém (para a Câmara). A greve de fome é a ultima tentativa de manter a democracia interna do PT - disse Domingos Dutra, ontem.

Denúncias contra emissários de Roseana

O secretário geral do PT, José Eduardo Cardozo, esteve no Maranhão para apurar denúncias de que delegados do PT na convenção teriam sido procurados por emissários de Roseana para mudar votos em troca de valores que variariam de R$20 mil a R$40 mil. O relatório, com o que ele ouviu lá, foi entregue a Dutra e será analisado na reunião do diretório nesta sexta-feira.

- Espero que ele relate à Executiva do partido tudo o que ouviu aqui nos depoimentos que tomou. Me disseram que ele saiu daqui de cabelo em pé com o que ouviu - disse Domingos Dutra.
Na última sexta-feira, o presidente Lula se encontrou com o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e foi direto ao ponto: pediu para o partido retirar a candidatura do deputado Flávio Dino ao governo, porque já havia prometido o apoio do PT a Roseana. Rabelo se recusou e informou a Lula que o comunista tinha chances de ganhar dos Sarney com ou sem o apoio formal dos petistas.

Sobre a repercussão da intervenção branca em Minas, Dutra reclamou, no Twitter, dos mineiros que estão criticando a decisão de não investir numa candidatura própria para garantir o apoio do PMDB a Dilma. Com o PT mineiro ainda juntando os cacos, o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias se negou a compor a chapa de Costa como vice.

"Entendo a insatisfação de alguns companheiros do PT-MG. Só não entendo como os ataques ao PMDB e Hélio Costa ajudam a campanha da Dilma", reclamou Dutra, no Twitter.

Nenhum comentário: