terça-feira, 22 de junho de 2010

Ceará:Expectativa quanto ao encontro dos tucanos hoje

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE (CE)

Está confirmada para esta manhã, no escritório do senador Tasso Jereissati, a reunião dos deputados, prefeitos e outras lideranças do PSDB, anteriormente programada para o anúncio do nome do candidato do partido ao Governo do Estado.

Ontem, no entanto, alguns tucanos admitiam que esse nome poderá não ser conhecido hoje e ainda admitiam que o senador Tasso Jereissati teria um encontro, ainda nesta terça-feira, em Brasília, com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), articulado por amigos comuns.

Na onda das especulações, em razão da falta de informações, os deputados estaduais do PSDB, ontem, não se cansavam de telefonar uns para os outros em busca de notícias. A maioria, no final do dia, concluiu que o partido até aquele momento, ainda não tinha um nome para lançar como candidato.

Na bancada, o nome do deputado Marcos Cals era apontado como uma solução, no caso de o partido realmente querer disputar a sucessão estadual. Marcos Cals cujo nome é sempre apontado para disputar um cargo majoritário, passou o dia longe das especulações, embora fosse o centro de todas elas.

Por não existir informação merecedora de confiança, todos se achavam com o direito de especular dando notícia de ter visto aquilo e aquilo outro, ou que alguém disse que foi informado sobre isso, que na verdade não existia.

Os tucanos só foram chamados ontem para o encontro que vai acontecer hoje. E nada mais lhes foi dito pelo portador do convite para o encontro, embora eles tenham procurado saber o que realmente vai acontecer. Se o partido vai anunciar ou não o seu candidato à governador.

Outros

Em entrevista ao Diário do Nordeste, ontem, o líder do PR no Ceará, ex-governador Lúcio Alcântara, admitiu a sinalização para um segundo turno com a possibilidade de o PSDB lançar um nome. Desde o início deste ano, o republicano insistia em formar alianças para que Cid tivesse um opositor no Estado. "Eu levantei essa luta sozinho no começo", lembra Lúcio.

Agora, embora não tenha conseguido, pelo menos por enquanto, se aliar ao PSDB para juntos tentarem desbancar o governador Cid Gomes, Lúcio vê com bons olhos a possibilidade de um segundo turno, o que para ele beneficia os partidos menores. "Em princípio, eu acho que isso é bom para todos porque ainda estamos nesse cenário de incertezas", destaca.

Se até o fim da semana não conseguir apoio para formar uma aliança de oposição a Cid, é Lúcio Alcântara quem vai encabeçar a chapa majoritária do PR na disputa pelo Governo.

Embora admita que ainda está "conversando com alguns partidos", ele diz não poder ficar esperando pelas siglas maiores, por isso o PR já tem esse plano.

Nenhum comentário: