sexta-feira, 18 de junho de 2010

Berfran (PPS) será o vice na chapa de Yeda à reeleição

DEU NO ZERO HORA (RS)

Juliana Bublitz

Depois de descartar nomes do PP, governadora aceitou ontem como parceiro o deputado do PPS

Com o aval da governadora Yeda Crusius, PSDB e PPS preparam para anunciar até segunda-feira o nome do deputado estadual Berfran Rosado como candidato a vice na chapa que disputará a reeleição. Ontem, o fim da novela em torno da escolha do braço direito de Yeda na eleição era comemorado por integrantes do PPS.

A opção por Berfran ganhou força quando o PP concordou em ceder a vaga a outro partido, diante da dificuldade de apresentar um nome que agradasse a Yeda. Com a desistência, abriu-se uma brecha para a volta do PPS à coligação, considerada fundamental para turbinar a campanha.

Como Berfran preenchia todos os requisitos impostos pela governadora, interlocutores no Piratini garantem que a indicação surgiu naturalmente. E foi aceita sem restrições.

– Berfran não é do tipo espalhafatoso, e era isso que a governadora queria – afirma um deputado ligado ao PPS.

Outros fatores, porém, contribuíram para que Yeda batesse o martelo. Berfran foi secretário do Meio Ambiente e conhece os meandros do governo. Além disso, defende como se fossem suas as políticas adotadas pela governadora, o que confere à dupla uma afinidade.

Ontem, durante o velório do ex-deputado Bernardo de Souza, o escolhido de Yeda foi evasivo ao ser questionado sobre o futuro. Com um sorriso contido, evitou confirmar a indicação, mas também não negou que aceitaria o convite. À tarde, durante um almoço com deputados do PPS, Berfran teria questionado os motivos para esperar até segunda-feira pelo anúncio oficial. A data teria sido acertada com o presidente do PSDB, Claudio Diaz. Berfran estaria angustiado com a insistência da imprensa.

– É possível que a divulgação ocorra amanhã (hoje) mesmo para resolver de uma vez essa questão. Se está decidido, não tem por que esperar até segunda-feira – disse o deputado estadual Paulo Odone (PPS).

No fim da tarde, procurado por ZH, Diaz disse que, até então, a ideia era manter o anúncio na segunda-feira. Diaz afirmou que ainda havia “alguns detalhezinhos” para acertar até lá.

Para o deputado federal Nelson Proença (PPS), o resultado é “bom para todos” por três motivos. Para o PSDB, porque fortalecerá a candidatura da governadora. Para o PPS, porque o partido esteve desde o início com o governo e agora terá a oportunidade um retorno em grande estilo.
Para o PP, porque ampliará as chances de vencer as eleições. Isso porque o PSDB se comprometeu em retirar a candidatura de Vicente Bogo ao Senado, tornando única a candidatura de Ana Amélia Lemos (PP).

Nenhum comentário: