sexta-feira, 4 de junho de 2010

Adversários criticam apoio de policiais federais a Tarso

DEU NO ZERO HORA (RS)

Decisão de sindicato da PF serviu de munição para aliados de Yeda Crusius

Aline Mendes

Menos de 24 horas depois de o Sindicato dos Policiais Federais declarar apoio à candidatura do ex-ministro da Justiça Tarso Genro ao governo do Estado, tucanos reagiram com indignação. – Isso confirma o que vínhamos alertando. A Polícia Federal (PF) não estava a serviço da população, mas do ministro – afirmou o deputado Ruy Pauletti, vice-presidente do PSDB estadual.

Desde 2007, aliados da governadora Yeda Crusius sustentam que Tarso, como ministro e chefe da PF, facilitava o vazamento de informações que prejudicavam a gestão.

– É ruim quando agentes de Estado formulam posicionamentos políticos, independentemente de qual partido – avaliou ontem um interlocutor do candidato José Fogaça (PMDB).

Tarso diz ter orgulho do apoio dos policiais federais

O apoio declarado a Tarso, explicou o presidente do sindicato, Paulo Renato Silva Paes, tem origem nas ações do então ministro em respostas às demandas da PF e na área da segurança. Sobre um eventual uso político do apoio, o dirigente foi enfático:

– Quem nos procurou foi Tarso. Nenhum candidato nos procurou. Estou há 31 anos na Polícia Federal, já passei por vários governos e sei o que cada um apresentou na área da segurança.

Na noite de ontem, o candidato petista negou que tenha procurado o sindicato, mas declarou que “tem orgulho desse apoio”. Em resposta às críticas, afirmou que não está por trás das ações da PF no Estado, mas “pela frente”, e que se orgulha de ter sido protagonista da “inédita” campanha de combate à corrupção.

– Quem não gosta do trabalho da Polícia Federal normalmente tem algum vínculo com a corrupção ou com o crime – declarou.

Os principais partidos adversários de Tarso na disputa pelo Piratini avaliam que as suspeitas de que ele estava por trás do vazamento de informações terão espaço na campanha eleitoral.

– Tomara que utilizem – cutucou Tarso.

Nenhum comentário: