domingo, 9 de maio de 2010

Tucanos sobem tom de críticas ao governo Lula

DEU EM O GLOBO

No lançamento da pré-candidatura de Alckmin, Serra ironiza PT, diz que não organiza dossiês e nem demoniza oposição

Gilberto Scofield Jr.


SÃO PAULO. A cúpula do PSDB aproveitou o lançamento ontem da candidatura de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo para subir o tom das críticas ao governo do presidente Lula e à sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff — chamada de inexperiente por praticamente todos os líderes tucanos que discursaram ontem: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o candidato à Presidência, José Serra, o prefeito de SP, Gilberto Kassab, o candidato ao Senado Aloysio Nunes Ferreira e o próprio Alckmin.

O ato pró-Alckmin virou um ato pró-Serra, contra o PT, e foi num ambiente de anticlímax que o candidato a governador, o último a discursar, defendeu sua plataforma de continuidade do governo tucano em São Paulo.

Após sugerir que o partido participe de seu governo, caso eleito, Serra, indiretamente, voltou a dizer que o governo do PT divide o país.

— Não demonizamos a oposição, não praticamos a truculência, não organizamos dossiês.

Nossa luta não é para fortalecer um partido, mas para fortalecer um país. Somos adeptos da prática da verdade, transparência e não da engabelação do público.

Os ataques mais duros ao governo petista vieram de Fernando Henrique e Serra.

— O Brasil pode mais, pode melhor e pode com mais decência.

Não titubeando, com um passo à frente e outro para trás, como faz o atual governo — disse o ex-presidente: — Eles falam, falam, falam e nós fazemos. O Brasil precisa fazer tudo isso, mas com lisura, com decência, com propriedade, sem passamoleque, sem falsos leilões, sem corrupção. Não basta falar PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), PAC, PAC e não acontece nada. É só projeto! Mesmo não tendo sido nominalmente citada, Dilma foi bombardeada por sua inexperiência.

— Um governo não é curso de madureza (antigo supletivo), um curso de graduação que a pessoa ganha e aí vai aprendendo — afirmou Serra.

Nenhum comentário: